São Paulo recebe oitava edição do Festival de Gastronomia Orgânica

27/05/2017 | Gabriela Martins
Agenda
Facebook twitter E-mail Imprimir

Evento acontece no próximo final de semana (27 e 28 de maio) e tem programação para todas as idades

Festival de Gastronomia Orgânica

Não é novidade que a alimentação orgânica é uma baita aliada da saúde e do bem-estar. E se você deseja conhecer um pouco mais sobre os alimentos livres de agrotóxicos, não pode perder a oitava edição do Festival de Gastronomia Orgânica – Da Terra ao Prato, que acontece no próximo final de semana (27 e 28 de maio), no Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP).

Além de ter rodas de conversas sobre a importância da agricultura e da alimentação orgânica, o evento contará com uma feira de produtos cultivados por agricultores de todo o país e atividades para crianças, além de chefs renomados ensinando receitas saborosas produzidas apenas com ingredientes da terra. E mais: no espaço bem-estar será possível conferir palestras sobre temas relacionados à saúde e ao bem-estar, e atividades terapêuticas como ioga, massagem, pilates e danças.

Os chefs Renato Caleffi, do Le Manjue Organique, e José Barattino, do Eataly, compartilharão experiências e receitas com o público

No espaço Cozinha Evolutiva os chefs Renato Caleffi, do Le Manjue Organique, e José Barattino, do Eataly, compartilharão experiências e receitas com o público. Já no Território da Criança – onde será possível participar de rodas de conversas com educadores, cozinheiros e nutricionistas sobre educação alimentar infantil – Bel Coelho fará uma oficina culinária com os pequenos, que também poderão aprender sobre sementes com Daniel Vernacci, da Oficina D’Orgânico. Todas as aulas são gratuitas e é preciso chegar uma hora antes para pegar o ingresso, pois as vagas são limitadas (40 por aula).

Além de conhecer alimentos orgânicos, será possível conferir também panelas com revestimento ecológico e cosméticos naturais como xampus, sabonetes e desodorantes.

No evento será possível participar de rodas de conversas com educadores, cozinheiros e nutricionistas sobre educação alimentar infantil

E entre as opções para matar a fome estão o Baião de Dois com chips de banana e chips de batata doce do Restaurante Maha Mantra, comidinhas com as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) da chef Carina Müller, e o risoto integral de caju a potiguar de Renato Caleffi, do Le Manjue. Os preços dos pratos variam entre R$ 10 e R$ 40.

 

Cultivando os Saberes da Terra

A edição deste ano do Festival de Gastronomia Orgânica também conta com uma novidade incrível: o projeto Cultivando os Saberes da Terra, que realizará um encontro entre educadores e produtores que fornecem alimentos para escolas, com o objetivo de debater a importância da merenda escolar orgânica e traçar metas para ações ao longo do ano.  Essa atividade acontecerá no Espaço vida e abordará os seguintes temas: PANCs – sobre o reconhecimento e o uso das plantas alimentícias não convencionais; hortas pedagógicas – depoimentos de projetos de sucesso; agricultores que fornecem para alimentação escolar; agricultor orgânico que realizou a transição agroecológica; e agricultor como educador.

 

Confira abaixo a programação do Festival de Gastronomia Orgânica

 

Programação de 27/05 (sábado)

Cozinha Evolutiva:
10h – Carina Muller – PANCada Louca!
14h – Tiago Negrão – Palestra sobre Cozinha Viva
15h – José Barattino
16h – Suzan Zacchini e APOI- Fogo – Palestra sobre vegetais grelhados
17h – ARCAH – Inclusão através da permacultura e produção de alimentos agroecológicos

Território da Criança:
9h30 – Daniel Vernacci – Oficina Bomba de Sementes
11h15 – Nutricionista Tereza – Delicinha de inhame
13h – Sítio Escola Portão Grande – Oficina de compostagem e minhocário caseiro
14h45 – Bel Coelho – Oficina Culinária
16h15 – Adriana Vernacci – Oficina dos Cinco Sentidos

 

Programação de 28/05 (Domingo)

Cozinha Evolutiva:
10h – Carolina Tiemi – AMMA
11h – Ana Tomazzoni – Aula sobre Slow Food
14h – Flávia Spielkamp – Aya Cusine
15h – Renato Caleffi – Gulodices Funcionais e uso do Thermomix
16h – Dr. Alberto Peribanez Gonzalez – Lançamento do livro Cirurgia Verde

Território da Criança:
9h30 – Priscila Moretto – Oficina Expedição Primeiro Prato
11h – Larissa Mazza – Roda de Conversa Família e Crianças – De onde vêm os alimentos?
13h – Show Companhia Vagalume – Lançamento do Disco Insetos do Céu
14h30 – Arte Cuca – Oficina de desenhos com frutas e legumes

 

Serviço: Festival de Gastronomia Orgânica


Quando |
De 27 a 28 de maio das 9h às 18h
Onde | Parque Villa-Lobos – Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
Confira toda a programação no site oficial