12 dicas para dormir melhor

07/06/2017 | atualizado em 08/06/2017 | Da Redação
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Saiba quais são e como detectar distúrbios do sono

dormir melhor

Nada melhor do que uma boa noite de sono! É nesse período que o organismo volta à condição na qual iniciou o dia, em que acontece o relaxamento muscular e a redução da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da produção de urina.

Sem falar, que é o momento de consolidação da memória, do controle da temperatura corporal e da manutenção de diversos hormônios, como insulina – que controla a glicose no sangue –, a leptina (responsável pela saciedade), a grelina – responsável por estimular o apetite – e a somatotrofina, que age no crescimento.

“Por isso, que uma noite mal dormida pode comprometer o desempenho das atividades diárias, já que abala a concentração e gera alterações da memória e do humor, entre outros sintomas”, afirma Ester London, médica neurologista e especialista em sono do Hospital VITA, de Curitiba (PR).

Uma noite mal dormida abala a concentração e gera alterações de memória e humor

Estima-se que 40% das pessoas sofram com esses sintomas, decorrentes de algum distúrbio de sono, como insônia, terror noturno, apneia e sonambulismo. De acordo com a especialista, para identificar o problema é necessário realizar exame de polissonografia, que fornece informações para o tratamento adequado.

Ester afirma que mudar alguns hábitos ajuda a melhorar a qualidade de sono. Veja abaixo uma sequencias de dicas para dormir melhor!

  1. Procure deitar e levantar no mesmo horário todos os dias.
  2. Desligue os eletrônicos (celular, tablet, computador) pelo menos uma hora antes da hora de dormir.
  3. Leia um livro ou escute uma música suave para relaxar.
  4. Tome uma bebida morna ou quente antes de dormir. Leite e chá são boas opções.
  5. À noite, prefira refeições leves.
  6. A temperatura do quarto também deve ser suave de no máximo 22 °C.
  7. Vista um pijama confortável.
  8. Sempre troque a roupa de cama, para que o ambiente esteja propício a um sono de qualidade.
  9. Evite atividades físicas perto da hora de dormir, prefira os alongamentos e relaxamentos.
  10. Evite ingerir bebida alcoólica ou com cafeína à noite.
  11. O sono é induzido pelo relaxamento e a falta de luz, então relaxe e deixe o quarto escuro para seu cérebro liberar a melatonina.
  12. Ao acordar durante e perder o sono, tente ler um livro. Isso pode facilitar o sono.