5 dicas para se organizar antes de sair de férias do trabalho

17/02/2017 | atualizado em 22/02/2017 | Gabriela Martins
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Deixar tudo em dia facilita a readaptação após o período de descanso

frau lehnt sich zufrieden zurück und lächelt

Trabalhou o final de 2016 e o começo de 2017 inteiro e agora, finalmente, vai tirar as merecidas férias? Então confira abaixo dicas de Silvia Bez, master coach, palestrante motivacional e especialista em vendas e marketing pessoal, do Rio de Janeiro (RJ), para deixar as coisas em dia no escritório e não enfrentar transtornos na volta.

1) Faça uma faxina nas gavetas | Jogue fora os papéis que não têm mais utilidade, as canetas estragadas, e outros objetos sem utilidade. Arquive os documentos importantes e separe o que ficará pendente para a volta. Se você costuma guardar lanches, não se esqueça de levá-los para casa, evitando que percam a validade.

2) Resolva os assuntos pendentes | Isso inclui, especialmente, os e-mails que estão sem resposta. Esvazie sua caixa de entrada. Aproveite e ative a resposta automática do e-mail comunicando o período em que ficará fora e os contatos do seu(s) substituto(s).

3) Oriente seu(s) substituto(s) sobre como desenvolver as atividades | Crie um roteiro explicativo sobre suas tarefas. Isso facilitará muito a rotina da pessoa que ficará no seu lugar. Deixe anotado também contatos importantes com quem você fala no dia a dia.

4) Anote todas as suas senhas (e guarde em um local seguro) | Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas não se lembram das senhas de acesso ao computador, rede e e-mails quando retornam das férias. É bom sempre tê-las anotadas.

5) Faça um backup dos arquivos do seu computador | Pode ser que a pessoa que te substitua, sem querer, apague algum arquivo. Por isso, tenha seguro seus documentos para que não perca nada importante.