Acupuntura auxilia na reabilitação física e mental

12/06/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Técnica chinesa trata o corpo por completo

A reabilitação de um paciente envolve tanto a recuperação física, quanto mental, uma vez que o paciente que se encontra nesse momento delicado, necessita de cuidados redobrados, e a acupuntura é uma ótima técnica para auxiliar esse quadro. E segundo Márcia Lika Yamamura, médica e diretora do Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, de São Paulo (SP), os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios da acupuntura são muito úteis em processos pós-trauma ou pós-operatórios, além de tratar de problemas emocionais, que é uma das partes mais importantes.

“A técnica de acupuntura pode ser benéfica para tratar o paciente por completo, ou seja, o corpo físico e a mente. Trazendo assim resultados para sua melhora emocional também, uma das partes mais importantes da recuperação”, afirma.

O tempo para que os sinais de melhora apareçam costuma variar de acordo com a gravidade das lesões sofridas e de como o paciente se encontra emocionalmente, e pode ser antecipado a partir da técnica chinesa unida à medicina ocidental.

“Para melhores resultados da reabilitação física, a acupuntura deve ser feita em paralelo com tratamentos da medicina ocidental. A associação da acupuntura e da medicina ocidental em casos como dores decorrentes de pós-operatório tardio, dores no coto de amputação ou de membros fantasma, são muito benéficos para o paciente”, explica.