Nove dicas para arrasar na entrevista de emprego

19/05/2017 | atualizado em 22/05/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saiba o que fazer e o que evitar nessa hora tão importante

mulher tendo uma entrevista de emprego tranquila

As dicas mais comuns para ter uma entrevista de emprego tranquila são de conhecimento popular. Porém poucas pessoas contam dicas importantes para não falhar nessa hora tão importante. Se você está curiosa para aprender e alcançar aquela vaga mais do que esperada, fique que olho no conteúdo abaixo.

1. Capriche no currículo | “Não tem como não começar falando do currículo. É fundamental elaborá-lo de forma sucinta, objetiva e limpa”, indica Madalena Feliciano, gestora de carreira, de São Paulo (SP). No currículo os dados pessoais, contato, breve resumo das experiências profissionais, cursos, graduação e atividades extracurriculares são informações válidas e suficientes.

2. Faça uma pesquisa | De acordo com a especialista, vale a pena estudar sobre a empresa assim que receber o convite para a entrevista, dessa maneira o candidato estará preparado para qualquer questionamento, verificando também a credibilidade da empresa.

3. Se vista adequadamente | O traje diz muito sobre a imagem profissional que o candidato quer passar. Então, utilize o bom senso, deixe uma primeira boa impressão. No geral, roupas sociais básicas.

4. Seja sempre pontual | Se não conhece o caminho, ou corre o risco de ter trânsito, saia de casa com bastante antecedência, isso faz toda a diferença.

5. Fale de suas experiências | Nunca fale mal do antigo trabalho, chefe ou empresa, não importa o quão ruim tenha sido, ao contrário, procure sempre exaltar os pontos positivos das experiências anteriores.

6. Seja sincero | Fale a verdade sobre seus pontos a desenvolver e o que tem feito para melhorá-los, não diga algo manjado apenas para dar uma resposta convincente.

7. Não enrole | Seja direto, objetivo e claro nas respostas. Não faça rodeios, responda as perguntas de maneira firme e sincera. Tenha sempre olho no olho, relaxe e pense antes de dizer.

8. Seja positivo e otimista | Reclamar da crise, do governo, não é o momento. Exalte o que você tem feito nesse período e o que anda buscando fazer, faça a diferença. Pessoas motivadas e com energia contagiam e cativam.

9. Pergunte | Não fique travado, respondendo as perguntas sem expor suas dúvidas e preocupações. Fale também. Uma entrevista nada mais é que uma conversa profissional. Pergunte sobre a empresa e a vaga, tire suas dúvidas. Não se esqueça de perguntar ao recrutador sobre o retorno do processo, pegue o telefone ou e-mail e caso não obtenha resposta em uma semana, entre em contato, procure saber sobre a vaga, demonstrando seu interesse.