Beleza e saúde dos cabelos

15/04/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Alguns cuidados evitam escamações e o enfraquecimento dos fios

Os cabelos são como o cartão de visita da mulher, no entanto, as impurezas que atacam os fios ao longo do dia e o uso de alguns procedimentos na tentativa de deixá-los mais bonitos, podem prejudicar a saúde e a beleza das madeixas. Para não sofrer com o efeito contrário ao que você deseja e, claro, preservar a resistência, vitalidade e o charme dos fios, confira as dicas listadas por Katia Pacheco Barbosa, hair stylist e diretora do salão Menta Pimenta, de São Paulo (SP).

Formol | Os produtos que possuem formol destroem as camadas internas e externas do cabelo, compostas por queratina, melanina (que é o que dá cor ao cabelo) e aminoácidos. O formol funciona como um filme plástico no cabelo, o que impede a troca de água e provoca o ressecamento dos fios. Alguns produtos vendidos como livres da substância podem conter pequenas quantidades dela, por isso, procure profissionais e produtos confiáveis.

Chapinha e secador | O primeiro item pode derreter o cabelo se usado em temperaturas altas. Não se esqueça de aplicar um produto protetor térmico antes de usar. Já o secador comum costuma ser seguro, mas deve ser usado em uma temperatura de até 80º C e com moderação.

Escova | Pentear os cabelos aumenta o brilho dos fios. No entanto, a escova para alisar e modelar faz com que você use temperaturas altas e estique demais as mechas, o que causa o enfraquecimento. Por isso, não aplique força e evite o uso diariamente. Jamais utilize os pentes de plástico, pois esse material aumenta a quantidade de fios arrepiados, causando o famoso “frizz”. Hidrate sempre os cabelos e use pentes de madeira com dentes largos.

Prender o cabelo molhado | Não puxe os fios, nem use elásticos muito apertados para fazer rabos de cavalo ou coques. E nunca comece esses penteados com o cabelo molhado. A umidade pode gerar descamação e irritação do couro cabeludo, o que acarreta dermatite, seborreia e, consequentemente, a queda.

Poluição | É praticamente impossível evitar o contato com a poluição, por isso, proteja-se! Aplique produtos sem enxágue que contenham silicone e use xampu anti-resíduos de vez em quando. Mas com bom senso, pois produtos desse tipo provocam o ressecamento dos fios.

Sol e cloro | Na praia ou na piscina mergulhe à vontade, mas tome uma ducha logo ao sair da água para retirar o sal e o cloro dos fios. E não se esqueça do chapéu e do protetor solar capilar todos os dias.