Benefícios do abraço

14/05/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Além de ser um ato fraternal e de generosidade, também traz vantagens à saúde

duas mulheres dando um abraço

Com certeza você já se sentiu confortável quando envolvida em um abraço, independentemente de quem venha: familiar, amigo ou até uma pessoa próxima que talvez não conheça você direito. Esse gesto faz com que possamos reconhecer o outro como igual e transmite fraternidade e generosidade.

De acordo com Inessa Franco, coach de inteligência emocional, do Rio de Janeiro (RJ), nós somos seres sociais com necessidade do reconhecimento de outro ser humano, mesmo que silencioso. “Quando abraçamos e somos abraçados em troca, temos uma sensação de bem-estar e satisfação imediata, mas poucos sabem que, além deste sentimento de felicidade repentina, os abraços oferecem vários outros benefícios para a saúde física e mental”, conta.

Dentro de um abraço são promovidas conexões que dão a sensação de segurança e bem-estar. “Além de terapêutico, esse simples ato de abraçar protege também dos efeitos da depressão, do estresse e da ansiedade. O hábito pode ajudar até a melhorar a autoestima, transmitindo energia e coragem”, explica a coach.

Um abraço faz bem para o coração de diversas maneiras

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram que um breve abraço de 20 segundos pode contribuir na redução dos níveis de cortisol (que contribuem para o estresse), além disso influenciam na redução da pressão arterial. “O segredo do abraço está no fato de ele nos permitir relaxar e tirar um momento para oferecer sinceridade, amor e leveza na agitada rotina do dia a dia”, esclarece Inessa.