Conheça os benefícios da sauna para saúde

20/10/2017 | atualizado em 23/10/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Especialista explica porque a atividade combina com qualquer estação

mulher na sauna

É verdade que a sauna é uma atividade mais comum no inverno, entretanto, existe um benefício que faz desse hábito bom para todas as estações – além de ajudar a liberar as toxinas do organismo e potencializar a hidratação do cabelo: o equilíbrio da pressão arterial.

A comprovação foi feita por um estudo observacional, realizado na Finlândia e publicado no Journal of Hypertension, onde mais de 1.600 homens de meia idade participaram da experiência. Dentre estes, 251 desenvolveram hipertensão arterial ao longo de 25 anos. Os indivíduos que fizeram sauna de duas a três vezes na semana reduziram os ricos de ter hipertensão em 24%, em relação aos que fizeram apenas uma vez.

A sauna induz a vasodilatação e ao relaxamento corporal

Já os que frequentaram de quatro a sete vezes semanais, tiveram queda em 46%. A pesquisa analisou o índice de massa corporal, consumo de álcool, frequência cardíaca em repouso, tabagismo e histórico familiar de hipertensão. De acordo com Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), a sauna induz a vasodilatação e ao relaxamento corporal, que é moderador para o controle da pressão arterial e a diurese fisiológica.

“Quando você transpira, está automaticamente eliminando as toxinas do seu corpo e removendo os excessos que estão no seu organismo. A sauna é um hábito saudável, agradável de fazer e não envolve nenhum sacrifício”, explica Peixoto. E ai, que tal uma pausa para uma sessão?