Acabe com o estresse no trabalho

06/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Descubra medidas que vão afastar o mal e proporcionar equilíbrio a rotina corporativa

mulher sentindo estresse no trabalho

Já ouviu falar da síndrome de Burnout? Trata-se do esgotamento mental e físico intenso, causado pelas jornadas intensas de trabalho, pressão por bons resultados e alta competitividade. Para Valquiria Manzini, psicóloga e diretora de projetos de carreira da RH Estratégia, de São Paulo (SP), é preciso ficar atenta aos sinais que o corpo apresenta para identificar o problema.

“Logo que a pessoa começar a sentir problemas como desânimo, exaustão, irritabilidade e baixa produtividade é importante buscar ajuda”, ressalta. De acordo com a especialista, o estresse muda conforme o cargo, mas algumas atitudes ajudam a enfrentar essa questão.

Os funcionários, por exemplo, podem criar estratégias para enfrentar as pressões. “Com o mercado cada vez mais competitivo e a crise econômica atual é comum nos sentirmos pressionados a produzir cada vez mais e melhor para mantermos nosso emprego, porém, é fundamental distinguir entre engajamento e perfeccionismo. Negociar prazos para a entrega de um projeto e definir prioridades são habilidades fundamentais para evitar problemas com a saúde”, comenta Valquiria.

Negociar prazos para a entrega de um projeto e definir prioridades são habilidades fundamentais para evitar problemas com a saúde

Vale lembrar que os pequenos problemas não devem ser tratados com gravidade superior a que eles realmente possuem. E, claro, manter o pensamento positivo é ideal para obter mais tranquilidade na rotina corporativa.

Melhorar a comunicação entre os colegas e aderir a psicoterapia, meditação ou outra técnica de relaxamento também são saídas para driblar o estresse e buscar equilíbrio. Entre as técnicas mais procuradas e com resultados mais efetivos está a acupuntura, que ajuda a aliviar sintomas que se tornaram comuns, como ansiedade, fome incontrolável, irritabilidade e falta de sono.

“A técnica milenar chinesa auxilia diretamente na questão emocional, melhorando o mau humor, a sensibilidade excessiva, além de aumentar a disposição para trabalhar e fazer atividades físicas. As sessões geram bem-estar e devolvem a saúde e a vitalidade perdida com a rotina estressante do dia a dia”, comenta a especialista.