Cinco passos para ter um spa em casa

04/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Massagens, aromaterapia e cuidados para o cabelo, unhas e pele no conforto do lar

creme, sabonete e esfoliante, produtos que ajudam a organizar um spa em casa

Toda mulher deseja ter um dia de spa. Melhor ainda se os cuidados para o cabelo e a pele puderem ser feitos em casa. Mas ao contrário do que se imagina, é possível realizar massagens, aromaterapia, e tratamentos estéticos no conforto do lar. Para ajudar você, Pense Leve traz abaixo dicas de especialistas para montar um spa em casa e ter um dia de rainha. Confira!

Automassagem | “Escolha um óleo de massagem de gerânio ou rosa e vá passando nos pés cuidadosamente. Por mais que não seja uma supermassagem feita por um massoterapeuta, você ficará relaxada. Afinal, é um momento seu, único, de autotoque, de autoconhecimento”, afirma Marcia Rissato, terapeuta floral, do Rio de Janeiro (RJ).

Pele de porcelana | “Recomendo uma receita caseira de esfoliação: com a pele úmida, aplique uma mistura composta por mel, fubá e um pouco de água. O mel é extremamente hidratante e o grão do fubá esfolia a pele sem agredi-la. Aliás, essa receita não é agressiva como alguns sabonetes disponíveis no mercado que prometem o efeito esfoliante. Assim que sair do banho, capriche na hidratação”, indica Karla Assed, dermatologista do Rio de janeiro (RJ). De acordo com a especialista, os poros estarão abertos, prontos para receber o cuidado de um óleo de amêndoas ou hidratante à base de karité, que devolve a oleosidade natural da pele. A dica é dispensar os óleos minerais, que não são absorvidos e apenas criam uma falsa sensação de hidratação.

Fios renovados | “Lave os cabelos com um xampu antirresíduos. Esse produto limpa profundamente os fios, deixando-os prontos para receber o tratamento. Só não é aconselhável para quem acabou de fazer uma escova progressiva ou tintura, já que pode retirar a cor ou o efeito da química. Depois de limpos, aplique uma máscara de tratamento de acordo com o seu tipo de cabelo”, orienta Alex Gomes, hairstylist do salão Esmell Leblon, do Rio de janeiro (RJ).

Banho revigorante | Engana-se quem pensa que, para relaxar na hora do banho, precisa de uma banheira de ofurô. “Acenda algumas velas, apague as luzes do seu banheiro. Só isso já é suficiente para deixar um clima mais relaxante, mesmo que seja um banho de chuveiro. Antes de abrir a ducha, pingue três ou quatro gotas de óleo essencial de lavanda no piso do box. Quando a água quente cair, você vai perceber o aroma. Se preferir, use um sabonete de camomila, que tem um perfume calmante”, sugere Mariana Vitte Nardi, naturóloga do W Spa, do Rio de Janeiro (RJ).

Unhas hidratadas | De acordo com Sandra Firmo, manicure do Werner Coiffeur, do Rio de Janeiro (RJ), manter as unhas sempre pintadas – sem um período de respiração – pode causar ressecamento e até manchinhas brancas na superfície. “Remova o esmalte um dia antes de fazer as unhas, para que elas ‘respirem’; hidrate-as sempre com um hidratante ou óleo; use luvas para lavar louça, pois o detergente resseca em dobro as unhas e mãos; e não tire totalmente a cutícula, pois elas protegem de fungos e bactérias”, aconselha.