Confira 5 mitos sobre o xampu

07/01/2018 | atualizado em 09/01/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Especialista esclarece pontos que normalmente geram dúvidas

vidros de xampu

Lavar o cabelo é uma daquelas atividades tão comuns no nosso cotidiano, que muitas vezes fazemos no automático. Mas é preciso ter atenção do momento da escolha do produto até a secagem dos fios, para garantir saúde e beleza a eles. A seguir, Daiana Potter, diretora e responsável técnica da Drimports, importadora da marca Eva NYC no Brasil, comenta cinco dos principais mitos relacionados ao xampu.

É preciso esfregar os fios para obter uma boa higienização | MITO. Não é necessário esfregar os fios para tê-los limpos, a menos que seu cabelo tenha muita sujidade, como excesso de óleo ou graxa. Para ter uma lavagem eficiente e que não danifique o fio, o ideal é molhar todo o cabelo, aplicar uma quantidade de xampu na palma da mão e, depois, levá-la ao couro cabeludo. Em seguida, massageio-o com calma e deixe a espuma produzida deslizar ao longo do cabelo para remover a sujidade. Você até pode levar o comprimento do cabelo até o topo e massagear junto à raiz, mas faça isso suavemente para não danificar os fios.

A função do xampu é apenas limpar o cabelo | MITO. A principal função do xampu é limpar, mas pelo fato de não ser aplicado condicionador na raiz do cabelo, ele deve ser nutritivo para levar nutrientes desde a raiz do cabelo, tratá-lo e mantê-lo forte e saudável. O xampu nutritivo também estimula o crescimento, promovendo mais força.

Não há problema em usar o xampu depois do condicionador | MITO. Algumas pessoas orientam usar o condicionador antes, porém o xampu deve ser usado para remover a sujidade, nutrir a raiz do cabelo e só depois deve ser aplicado o condicionador para repor a oleosidade natural dos fios, que é removida com a lavagem, ajudando a desembaraçar e promover condicionamento também. Você até pode condicionar antes, a fim de proteger os fios da ação do sabão líquido, que pode remover a proteção natural dos cabelos, mas deverá aplicar o condicionador após remover o xampu, garantindo fios condicionados novamente.

Xampus transparentes são mais indicados para cabelos oleosos | MITO. Os shampoos são formulados com sabões líquidos, obtidos por meio de síntese química, e podemos encontrar uma grande variedade destes ingredientes e opções translúcidas em versões leitosas. Ambas as opções têm a mesma funcionalidade: limpar cabelos de oleosos a secos.

A lavagem diária do cabelo com xampu faz mal ao couro cabeludo | MITO. Se houver sujeira no couro cabelo, é necessário removê-la, lavando ou higienizando. Algumas pessoas, como os atletas, que treinam todos os dias e com isso produzem muito suor, precisam lavar os fios diariamente, pois a sujidade não fará bem ao couro cabeludo se não for removida.