Conheça cinco fatores que levam a queda de cabelo

17/10/2017 | atualizado em 23/10/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Identificar a causa é o primeiro passo para tratar o problema

mulher analisando o cabelo para saber se está sofrendo de queda de cabelo

As mulheres também sofrem com a queda de cabelo, problema cientificamente chamado de alopecia. Infelizmente o quadro possui diversas causas e saber identificá-las é necessário para que o tratamento seja direcionado e assertivo. Brunna Borges, especialista em dermatologia da Clinica MedPrimus, de São Paulo (SP), elencou algumas das principais causas abaixo. Conheça.

  1. Herança genética (calvície feminina) | Não é só nos casos masculinos que ela pode influenciar. “Como somos compostos de 50% de genes de cada um dos nossos pais, o gene não necessariamente segue o sexo”, explica a médica.
  2. Excesso de química | Tanto na hora de pintar como de fazer qualquer outro tratamento capilar é preciso cuidado. Procedimentos mal feitos ou em excesso podem acarretar a queda de cabelo.
  3. Distúrbios hormonais | Em casos de mulheres grávidas e no pós-parto, o cortisol aumenta, por isso, mulheres que produzem muita testosterona, estão na menopausa, com doenças endocrinológicas, ou pelo uso de injeções de andrógenos com fim de tratamento de outro distúrbio, podem enfrentar a queda de cabelo.
  4. Alopecia por tração | É comum que as mulheres penteiem o cabelo e os prendam para trás. Essa tensão em exagero pode enfraquecer os fios até que eles comecem a cair.
  5. Seborreia | Isso significa aumento de oleosidade do couro cabeludo e surgimento de caspas. Mas é mais comum que ela leve à queda dos cabelos em casos que a mulher já tenha a propensão à calvície.