Conquiste mais energia durante o dia

24/11/2017 | atualizado em 29/11/2017 | Da Redação
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Simples mudanças nos hábitos diários são eficazes para garantir mais disposição

mulher feliz para ilustrar matéria sobre energia

Ter mais energia e disposição, para encarar as tarefas do dia a dia, não requer grandes esforços. Com simples mudanças na rotina, já é possível espantar a preguiça, o desânimo e quaisquer outros sabotadores do seu bem estar. A seguir, veja algumas dicas preparadas por Marcia Rissato, aromaterapeuta e professora de florais, da Escola Monas, de Campinas (SP).

Sono de qualidade | Para relaxar antes de dormir e se sentir disposta na manhã seguinte, deixe de lado a tecnologia, mantenha o quarto escuro e tente dormir sempre nos mesmos horários. “Colocar uma música relaxante no volume baixo também ajuda muitas pessoas a descansarem melhor”, explica.

Aromas e florais | Aposte nos aromas cítricos que dão mais disposição e energia, como laranja, limão, bergamota e tangerina. O ideal é borrifar no quarto, ao acordar, ou em outros locais, de acordo com sua necessidade. Até mesmo no carro! Que tal?  Já entre as sugestões de florais de Bach, estão o Olive (trata o cansaço físico e mental) e o Mustard (para as pessoas que estão desanimadas e que se sentem sem rumo).

Chá de menta e hortelã no café da manhã | A bebida ajuda a expandir o pensamento e gera disposição, além de fazer bem para o estômago. Uma receita bem simples de preparar é rasgar algumas folhas de menta e hortelã e reservá-las em uma xícara. Ferva 200 ml de água, coloque no recipiente e deixe repousar por três minutos. Se preferir, adoce com mel.

Mexa-se | Com a adrenalina liberada durante os exercícios, os efeitos são imediatos. A energia e a concentração para as tarefas do dia a dia melhoram e muito. “Faça as atividades no seu tempo, nada de querer ‘atropelar’ o tempo, isso também nos causa desgaste físico e mental”, aconselha Marcia.

Alimente-se bem | Evite gorduras, embutidos e produtos processados, que dificultam a digestão e pioram o cansaço físico e mental. Invista em alimentos leves, como frutas, verduras, legumes, sucos e chás. “Na hora da refeição, é preciso calma. Mesmo com a correria, tire um tempinho para você e se alimente tranquilamente”, finaliza.