Saiba como os erros e a disciplina podem ajudar você

19/10/2017 | atualizado em 23/10/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Eles são essenciais para alcançar metas e sonhos

mulher feliz por superar seus erros

Disciplina. Essa palavra é essencial para alcançar metas e sonhos. Entretanto, ela significa muito mais do que momentos difíceis ou desagradáveis. De acordo com João Alexandre Borba, psicólogo de São Paulo (SP), não é possível avançar na vida quando você não tem disciplina e não sabe lidar com os próprios erros, porém, essa é uma questão pouco ensinada a todos nós.

“Somos poucos ensinados a lidar com os nossos erros. Somos exigidos cada vez mais. Precisamos acertar cada vez mais. Só as conquistas valem para alguma coisa. E isso é completamente errado. Os erros são extremamente importantes, são com eles que você aprende. Você é o somatório dos seus erros”, exalta o especialista.

Pare e some quantos erros você já cometeu. Agora, perceba o quão grande você é por estar no local em que chegou. Analise seus erros e pense: quais deles podem ser amenizados? “Quando você magoa uma pessoa e não pede desculpas, por exemplo. Esse é um erro comum que pode ser corrigido facilmente”, pontua Borba.

Analise seus erros e pense: quais deles podem ser amenizados?

Coloque no papel os seus erros e o que você aprendeu com eles? Trabalhe com disciplina em cima deles, libere o peso que eles podem trazer para a sua vida. “Olhe com respeito para um erro que você cometeu. Sem censuras, críticas ou abalar a sua autoestima. Olhe com carinho. Estruture ele. Agora, apesar de ele já ter acontecido, existe algo que você possa fazer para amenizá-lo? Algo pode ser feito para que ele deixe de ser um erro e comece a se tornar um acerto?”, aconselha o coach.

Borba conclui que as pessoas não podem se culpar por tudo o que acontece. “Se o seu carro estraga a caminho de uma reunião, por exemplo, não se culpe. Diminua o peso dos seus erros”, exalta. O objetivo de tudo isso é avançar mais leve e caminhar mais forte rumo aos seus objetivos. “Olhe com carinho seus erros e veja o que você aprendeu com eles. Torne-se seu próprio mestre”, finaliza ele.