Evite inchaço e desconforto nas pernas em viagens longas

10/01/2018 | atualizado em 11/01/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Angiologista dá dicas para favorecer a circulação

mulher viajando de avião para ilustrar matéria sobre como amenizar o desconforto em viagens longas

Durante longas viagens de avião, é comum termos a sensação de inchaço e desconforto nas pernas. De acordo com Eduardo Toledo de Aguiar,  angiologista e cirurgião vascular, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia, o problema não é viajar de avião. “Viagens muito longas, em que o passageiro passa muito tempo sentado na mesma posição, em qualquer meio de transporte, podem causar inchaço nas pernas e um certo desconforto. Isso também acontece, por exemplo, com quem trabalha muitas horas sentado.”

Uma pessoa que trabalha sentada ou em pé o dia todo na mesma posição tem mais chances de desenvolver varizes do que o viajante eventual. Para quem tem histórico de problemas vasculares na família, as chances aumentam muito.

“Dor nas pernas, inchaço e um certo desconforto são comuns. Entretanto, é um exagero afirmar que viajar de avião causa o surgimento de varizes ou qualquer tipo de problema circulatório”, afirma Aguiar.

Para quem vai viajar e passar muitas horas sentado, seguem algumas dicas:

– Movimente pés e tornozelos para cima e para baixo e em movimentos circulares. Isso irá favorecer o fluxo sanguíneo.

– Beba bastante líquido.

– Vista roupas leves e confortáveis.

– Caso sinta algum desconforto, caminhe pelo corredor.

– Nas viagens de ônibus, desça na parada e caminhe para manter o corpo ativo.

– Nas viagens de carro, a recomendação é parar a cada duas horas, alongar o corpo e caminhar um pouco para estimular a circulação.

– Se tiver histórico de problemas vasculares, visite um médico antes de fazer viagens muito longas.

– O uso de meias elásticas de compressão são uma alternativa bastante eficaz para evitar dores, desconforto e inchaço nas pernas. Procure a mais adequada.