Faça um break durante as viagens

07/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Parar para esticar as pernas ou caminhar na aeronave evitam problemas venosos

mulher viajando de avião para ilustrar matéria sobre a importâncias de realizar break durante as viagens

Passar horas na mesma posição é o maior problema relacionado a viagens de ônibus, carro e avião. Isso porque a pressão venosa aumenta devido à falta de drenagem da panturrilha, favorecendo o surgimento de trombose venosa profunda.

“Quando estamos sentados, as pernas ficam paradas para baixo, contribuindo para a formação de edema por redução do fluxo venoso, podendo levar a um quadro de oclusão venosa (trombose), que levará a insuficiência venosa crônica e ao surgimento de varizes a médio prazo”, diz o médico.

Os problemas vasculares costumam ser predispostos pela hereditariedade, idade, raça, obesidade, gestação, uso de anticoncepcionais e, claro, pela postura

Mais comum entre o público feminino, (atingindo um homem para quatro mulheres), os problemas vasculares costumam ser predispostos pela hereditariedade, idade, raça, obesidade, gestação, uso de anticoncepcionais e, claro, pela postura. A doença, todavia tem tratamento e pode ser prevenida.

No caso das viagens, além de fazer uso de medicamentos – se necessário – também é possível usar meias elásticas para ajudar no retorno venoso dos membros inferiores e, preferencialmente, fazer algumas pausas durante o percurso para se movimentar (no caso do transporte aéreo, vale dar uma voltinha pela aeronave) e, assim, ajudar a manter a saúde e a beleza das pernas.