Fique de olho na validade dos cosméticos

08/03/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Produtos passados da data de expiração podem trazer riscos à saúde

Certamente, alguma vez na vida você comprou um creme, uma base ou algum outro cosmético que achou que ia usar com frequência, mas acabou utilizando uma ou duas vezes e deixou por tempos na gaveta. Mesmo com a data de validade em dia, o produto pode ser prejudicial à saúde e perder sua eficácia, pois como os alimentos, após aberto eles tem seu período de utilidade reduzida, por conta do contato com ar e micro-organismos.

Chamada de Period After Opening (PAO), que em português significa “período depois da abertura”, essa informação não é obrigada pela Anvisa, mas já é adotada por algumas marcas, o que ajuda a evitar incômodos. “A finalidade do PAO é indicar em quanto tempo um produto cosmético deve ser consumido após ser aberto, para garantir sua eficácia e segurança, já que a qualidade dos produtos pode ficar reduzida após a abertura da embalagem, caso o produto venha a sofrer alguma degradação decorrente do meio externo”, esclarece Bruna Mansani, química e responsável pelo controle de qualidade de produtos da Buona Vita Cosméticos.

A data de validade (que é obrigatória em todos os produtos) corresponde ao período em que o produto expira definitivamente, então, se já não é recomendado utilizá-lo após o PAO, após o vencimento menos ainda. Na dúvida de qual dos períodos de utilidade seguir, opte pelo que estiver mais próximo, para evitar alergias e outros riscos à saúde cutânea.

“Se for um produto para a área dos olhos, ou um que entrará em contato com a pele, pode provocar desde irritação até infecção mais grave caso a pele já tenha alguma lesão”, ressalta Bruna.