Garantia de um sono melhor

13/04/2018 | Da Redação
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Dormir bem promove o relaxamento e a manutenção da memória

Perder algumas horas de sono visando ter mais tempo para terminar as tarefas diárias tornou-se um hábito comum. Porém, a privação de sono não faz bem à saúde e reflete diretamente na qualidade de vida.

Ao dormir, o corpo entra em um estágio de restauração que repõe toda a energia perdida durante o dia, relaxa os músculos, revigora o sistema imunológico, e ainda ajuda na consolidação da memória. E, quando esse processo não acontece adequadamente, a pessoa pode sofrer de fadiga, sonolência e irritação no dia seguinte. Além de contar com maior predisposição ao déficit de memória e de concentração e problemas cardíacos.

Se você deseja ter um sono de qualidade deve ficar atenta às condições do local onde irá dormir, dando preferência a ambientes escuros, relaxantes e agradáveis. Isso porque, de acordo com Mario Louzã, psiquiatra pela Faculdade de Medicina de São Paulo, o ciclo do sono é regulado por diversos hormônios relacionados à luz, o que faz com que o corpo fique alerta durante o dia e impele o sono ao anoitecer.

“Com a criação da luz artificial, o corpo não regula adequadamente essa função porque ele acredita que ainda é dia e isso atrapalha a indução do sono. Além disso, é bom evitar atividades que estimulam o cérebro, não comer em excesso, não deixar a TV ligada, e não ingerir bebidas alcoólicas, café e chá”, explica o médico.

Se você pratica exercícios durante à noite, atenção: essa prática pode tanto promover o relaxamento, como deixar o organismo mais agitado. Por isso, Louzã diz que o ideal é avaliar os efeitos dessa prática em seu organismo e caso se sinta prejudicada, mude o período dos treinos. “Existem casos, ainda, que mesmo com todas as ações para ter um sono melhor, é necessário recorrer a medicações específicas para auxiliar na indução do sono. Converse sempre com o seu médico e ele indicará a melhor opção a você”, finaliza.