Conheça a importância de pensar positivo

08/10/2017 | atualizado em 11/10/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saiba por que a higiene mental é essencial para a qualidade de vida

mulher feliz por pensar positivo e ter uma vida mais saudável

Hoje em dia, a alimentação saudável e a prática de atividades físicas devem estar aliadas da higiene mental, para que o bem-estar e a qualidade de vida sejam alcançados. Isso porque esse terceiro componente envolve a importância de pensar positivo, cuidar da autoestima, aproveitar o momento presente e alimentar-se de bons sentimentos.

De acordo com Thiago Arias, educador físico, de Santos (SP), o ideal é apostar não só no treino físico, mas na importância que os bons pensamentos trazem à saúde como um todo. “Recebemos informações o tempo inteiro e é importante filtrar e gastar o tempo com coisas produtivas, que nos acrescentem e façam crescer. Relacionar-se com pessoas boas e que nos colocam para cima também ajuda muito a manter essa saúde mental”, explica.

A depressão atinge 11,5 milhões de pessoas no Brasil

Ter uma leitura dos fatos por um prisma negativo e sentir-se desmotivado e sem esperança contribui para o aparecimento de doenças como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, entre outras. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) referente a 2015 e divulgados no início deste ano, a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo.

No Brasil, esse problema atinge 11,5 milhões de pessoas, o que torna o país com a maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência em todo o continente americano, perdendo somente para os Estados Unidos.

“Acredito que hoje o foco, não só na área da saúde, mas em todas as áreas da vida, é as pessoas começarem a fazer um trabalho de mentalização, foco e meditação para encontrar um pouco mais de paz e segurança. Tão importante quanto cuidar do corpo é voltar a atenção para a qualidade dos pensamentos”, relaciona o educador físico.