A importância do autoconhecimento

06/12/2017 | atualizado em 08/12/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saber melhor sobre si mesma é o primeiro passo para alcançar a satisfação pessoal

mulher feliz por investir no autoconhecimento

É normal passar por altos e baixos ao longo da vida. Porém, é a forma como lidamos com essas situações, assim como elas atingem nossa autoestima, que muda todo e qualquer cenário. Não por acaso, a busca pelo bem-estar e crescimento interior permite o autoconhecimento e, consequentemente, acaba nos guiando para a satisfação pessoal e para o que melhor sabemos fazer.

Segundo João Gonsalves, escritor, terapeuta de autoconhecimento e pesquisador, “estamos sempre enxergando fora de nós o que queremos conquistar: sucesso, fama, dinheiro, felicidade, amor, estabilidade, etc. Agimos como se tudo isso estivesse longe; como se exigisse um tempo e um esforço grandes demais, o que nos faz esquecer de olhar para dentro e refletir sobre nossas vidas”.

Não por acaso, portanto, a busca pelo autoconhecimento envolve diversas questões pessoais que precisam ser encaradas com verdade, sinceridade e naturalidade, pois, invariavelmente, fazem parte do nosso processo de maturação. “O que sinto? Como sinto? Por que sinto? Este é um exercício fundamental para que mergulhemos dentro de nós mesmos”, explica.

Precisamos falar sobre consciência
Ela é o que faz o ser humano poder observar e interagir com tudo o que existe dentro e fora de si. “A partir da consciência, é possível tirar suas conclusões próprias e verdadeiras do que é melhor e pior para sua vida, não tendo tanta influência de sentimentos negativos, como o medo, a raiva, o orgulho ou qualquer um que possa prejudicá-lo”, finaliza Gonsalves.