Lavagem nasal é indicada para crianças

14/07/2017 | atualizado em 17/07/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saiba exatamente como fazer o procedimento para obter resultados

mãe fazendo lavagem nasal na filha

Nessa época do ano é muito comum perceber que os pequenos sofrem com o nariz entupido. Mas para aliviar o incômodo, basta fazer uma lavagem nasal. Não sabe o que usar, como fazer e quais são os cuidados necessários para ter alcançar os resultados desejados?

Laura Kawasaka, pediatra do Saúde4Kids, de São Paulo (SP), responde abaixo algumas dúvidas comuns e ensina exatamente como a lavagem deve ser realizada. Confira!

Com o que deve ser feita a lavagem nasal?
O soro fisiológico 0,9%. Pode ser spray, jato contínuo ou seringa com soro. Frascos de soro fisiológico, ao contrário dos sprays, devem ser mantidos em geladeira após abertos.

Como deixar o soro na temperatura adequada pra fazer a lavagem?
Uma dica é colocar o frasco em contato com o corpo para deixar em temperatura ambiente. Um conselho de pediatra-mãe é deixar dentro do sutiã enquanto troca as fraldas ou faz alguma outra coisa. Também pode ser feito uma espécie de banho-maria, colocando o frasco dentro de um recipiente com água morna. Mas, atenção: não esquente demais porque isso pode irritar o nariz do bebê.

A partir de que idade pode fazer?
A lavagem pode ser feita desde recém-nascido. Somente utilize menor volume quanto mais novinho for o bebê.

Qual o volume ideal?
Se for só pra umidificar a mucosa, use de um a três milímetros. Caso a criança esteja muito gripada, com bastante muco, pode utilizar volumes maiores. Perceba o quanto é necessário pra desobstruir e fazer a secreção sair, sem a criança se incomodar muito. A ideia é realmente tirar o catarro mecanicamente empurrando com o soro. Tome o cuidado de direcionar o jato para a lateral do nariz e não para o septo.

O bebê deve estar deitado ou sentado?
Para a lavagem com spray sem ser de jato continuo, o ideal é deixar o bebê sentado. Jato contínuo ou seringa pedem que a criança esteja deitada ou sentada com a cabeça inclinada para trás. Crianças pequenas podem engasgar mais facilmente quando o soro vai para a garganta. Se isso acontecer, reduza o volume de soro ou tente fazer com ela sentada ou deitada de lado.

Tem número máximo de vezes por dia?
Não. Se o objetivo é apenas umidificar a mucosa porque o tempo está seco, bastam cerca de três vezes diárias. Mas, se a criança está resfriada e com muita secreção, faça quantas vezes for necessário.