“Identidade Cultural – da Literatura para a Razão”: para quem o sorriso é um desafio diário

09/03/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

O lançamento do livro acontece em 13 de março; haverá exposições nos espaços culturais e campi da UNIP e em estações da Linha 4 – Amarela, do metrô paulista

De autoria de Vanilda Ribeiro dos Santos, historiadora, formada em Direito e produtora cultural – além da curadoria de Luciano Dib, especialista em cirurgia bucomaxilofacial, professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Odontologia da UNIP e professor-colaborador na UNIFESP –, o livro “Identidade Cultural – da Literatura para a Razão” reúne 20 histórias de pessoas com necessidades especiais, para quem o simples ato de sorrir é um desafio diário.

Alguns casos estão associados às “deformidades bucomaxilofaciais” (em linguagem técnica), que impediam os personagens de exercer sua plena cidadania. Desta forma, eles foram escolhidos porque reconfiguraram suas trajetórias de vida na redescoberta da autoestima e, assim, tornaram-se protagonistas de suas próprias histórias.

A obra, que conta também com a fotografia de Marcio Lauria Filho – e foi chancelada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, tendo como apoiadores a Universidade Paulista (UNIP), o Instituto Mais Identidade, entre outros – convida os leitores à reflexão a partir de trajetórias em que o sorriso é sujeito, interpretado na visão de diferentes escritores nacionais e estrangeiros desde o século XIV, convidando o leitor a uma profunda reflexão.

“Quem melhor para interpretar essas concepções do que aqueles que diariamente lutam pelas condições de acessibilidade em todas as áreas que permeiam seu cotidiano?”, questiona a autora Vanilda Ribeiro. Já para Luciano Dib, curador do projeto, “o sorriso que se pretende ilustrar no livro é menos o ‘sorriso dos dentes’ e muito mais o ‘sorriso dos olhos’, que verdadeiramente expressam o ‘sorriso da alma’! Ao entrar em contato com o relato da história de vida dos personagens, o leitor encontrará uma fonte de inspiração, fazendo que a alegria de viver seja um grande manancial de energia para o dia a dia”, afirma.

Serviço

Livro Identidade Cultural – da Literatura para a Razão

60 páginas

Autoria: Vanilda Ribeiro dos Santos

Curadoria: Luciano Lauria Dib

Fotografia: Marcio Lauria Filho

Textos em inglês, braille, CR code com áudio descrições

Preço de capa: R$ 60,00

Lançamento: terça-feira, 13 de março, às 19h30

Local: Galeria Adelina

Rua Cardoso de Almeida, 1285 – Perdizes, São Paulo (SP)

Exposição Identidade Cultural – da Literatura para a Razão

UNIP

– Campus Indianópolis – de 20 de março a 19 de abril

Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino, São Paulo (SP)

– Campus Campinas / Swift – de 25 de abril a 24 de maio

Rua Comendador Enzo Ferrari, 280 – Swift, Campinas (SP)

Linha 4 – Amarela
Estação Fradique Coutinhode 2 de março a 2 de abril
Estação Paulistade 3 de março a 2 de maio
Estação Luz – de 3 a 30 de maio