Mantenha a roupa de cama e banho livre de bactérias

18/03/2017 | atualizado em 20/03/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Algumas dicas evitam quadros alérgicos

Fotolia_64392771_Subscription_XXL

De quanto em quanto tempo você troca as roupas de cama e banho? Se acredita que não existe um tempo correto para a limpeza desses itens e que a substituição deve ocorrer ao notar manchas e mau cheiro, está errada. De acordo com Rosaly Vieira dos Santos, alergologista, pós-doutora em Alergia e Urticária, de Curitiba (PR), normalmente as roupas de cama devem ser trocadas pelo menos uma vez por semana. Já as toalhas de mão e rosto devem ser trocadas a cada dois dias em média. As de banho, no mínimo semanalmente, sempre as deixando bem estendidas após o uso. “As toalhas devem ficar o menor tempo possível molhadas, para evitar a proliferação de fungos e bactérias”, explica. Acompanhe abaixo algumas dicas da especialista para ficar livre desses micro-organismos.

Limpeza | O ideal é que sejam usados produtos neutros e suaves na lavagem de roupas de cama e banho, em especial para pessoas com alergias.

Inimigos das alergias | Para proteger mais os colchões e travesseiros, recomenda-se o uso de capas impermeáveis, pois elas agem como barreira mecânica, minimizando o contato com o ácaro. As capas também devem ser lavadas com a mesma frequência das roupas de cama.

Mantenha a casa arejada | Abrir janelas, mesmo que por pouco tempo, permitem a mudança da temperatura do ar, amenizando a umidade gerada pelo calor da pele ou pelo chuveiro.

Acabe com o mofo | Guardar as roupas de cama ou pendurar as toalhas de banho em armários, azulejos e revestimentos com mofo pode causar a multiplicação de bactérias e alergias.

Limite os animais | Se você tiver animais de estimação, impeça que eles tenham contato com as roupas penduradas no varal ou com a cama, para permitir que eles fiquem limpos por mais tempo e sem micro-organismos que possam se instalar nessas superfícies.