Cinco dicas para ter motivação nos estudos

09/05/2017 | atualizado em 10/05/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Vai prestar concurso? Saiba como se preparar para os desafios

mulher com motivação nos estudos

Os seres humanos são sempre movidos pelos desafios e aquilo que é fácil demais, certamente será entediante após um período. Isso é o que afirma Charles Peterson, professor de técnicas de estudo e especialista em concursos públicos. E isso tem ligação direta com a motivação nos estudos.

Sem uma meta a ser alcançada, o estudo fica muito tedioso e sem motivação. “Estudar com prazo bem definido gera engajamento, o que torna o dia a dia de estudo muito mais dinâmico, pois, com um prazo estabelecido, não há tempo a perder. Quanto mais envolvido com o projeto você estiver, mais motivado ficará”, explica o especialista.

Para não se perder, o especialista conta alguns passos importantes para estudar com esses prazos, lidando com os desafios. Confira abaixo e comece a sua programação de estudos o quanto antes!

  1. Estabeleça o prazo para você dominar determinado conteúdo.
  1. Crie desafios inspiradores, por exemplo: fazer um simulado por mês, uma revisão semanal de todos os tópicos já estudados, elaborar o cronograma do dia, efetuar dois exercícios todos os dias, aumentar o número de exercícios diários a cada semana, criar questões de matérias que possuem poucos exercícios, privar-se de redes sociais em caso de não cumprir o cronograma de estudo, recompensar-se com programas agradáveis por ter cumprido a meta semanal, inserir sua preparação para concursos em uma visão mais ampla e inspiradora, etc.

Crie recompensas para cada cronograma de atividades cumprido. Assim você terá mais motivação nos estudos

  1. Estabeleça quantos concursos ou provas irá fazer, como número máximo para você passar. Charles Peterson ressalta que objetivo aqui é fazer você estudar com empenho, já que tem prazo para passar. Não quer dizer necessariamente que você irá desistir, caso não passe dentro deste prazo.
  1. Tenha metas semanais de estudo. Antes de a semana começar é muito bom que o aluno já tenha definido pelo menos quantas horas vai estudar na semana, quais tópicos vai estudar e quantos exercícios vai fazer.
  1. Queira passar nos primeiros lugares! Estabeleça uma meta desafiadora que irá exigir toda sua capacidade, foco e motivação!