O melhor caminho para pedir um aumento salarial

12/03/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Confira nove dicas para acertar no momento da negociação

O salário não é o único fator predominante quando o assunto é a felicidade profissional, já que a intimidade com as atividades exercidas, a boa relação com a equipe e o prazer em trabalhar influenciam muito.

No entanto, a renda é extremamente relevante. E se você estiver fechando o mês no vermelho ou tem alguns planos guardados na gaveta ― que só precisam de uma ajudinha extra para sair do papel ― e não sabe como pedir um aumento, veja algumas dicas listadas por Cíntia Souza, leader coach da MMP Coaching, do Rio de Janeiro (RJ).

Evite expor questões pessoais

Não fale sobre os seus gastos, parentes doentes ou outros problemas pessoais. Os superiores não costumam se sensibilizar com isto, afinal, seu aumento deve ser atendido pelo seu desempenho profissional.

Argumente

Saiba por quais motivos você está indo até seu superior fazer as solicitações. Ou seja, apresente relatórios de suas funções, das atividades que você poderá realizar e do salário dos profissionais do mercado. Mas, principalmente, verifique se a sua proposta está dentro dos padrões de mercado, da empresa e de suas atribuições.

Não minta

Dizer que recebeu uma proposta de emprego sem que realmente tenha recebido, não é o melhor caminho. Mentiras sempre têm pernas curtas!

Aguarde o momento certo

Se a empresa estiver passando por uma crise, espere. Observe o cenário e o humor do seu superior. Se ele estiver de bom humor as chances aumentam consideravelmente, pois estará aberto para ouvir sua solicitação. Caso seja em um momento ruim, pode nem ter a oportunidade de expor suas colocações.

Saiba ouvir

Se o seu superior tiver algo a falar, ouça com atenção, pois, provavelmente, serão feedbacks a respeito do seu trabalho ou, ainda, da situação do seu departamento ou da empresa.

Não atropele a hierarquia

Fale com o seu superior imediato, pois ele terá autoridade para levar a sua solicitação aos principais responsáveis pelo aumento.

Não faça comparações

Foque nos seus objetivos e nos seus argumentos, não exponha seus colegas dizendo que alguns deles ganham mais ou menos.

Negocie benefícios

Caso o aumento salarial não seja possível, verifique a possibilidade de obter mais benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, plano odontológico e vale-refeição.

Não se desespere

Caso receba uma resposta negativa não fique desmotivada. Verifique a possibilidade de realizar atividades na empresa que lhe proporcione uma promoção futura ou busque outra oportunidade profissional.