Quais as principais causas da sensibilidade nos dentes?

13/02/2018 | atualizado em 14/02/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Escovas de cerdas duras e muita força na escovação são contraindicados

Muitas pessoas sentem uma dorzinha chata no dente ao comerem algo muito gelado, quente ou doce, mas nem sempre conseguem entender por que ela acontece. A sensibilidade dentária tem diversas causas. Fazer atividades físicas que exigem esforço ou pressão nos dentes é uma delas, assim como a gengivite (inflamação na gengiva). Uma pesquisa encomendada pela marca Sensodyne ao Kantar TNS aponta que 14% dos brasileiros com sensibilidade nos dentes também sofrem do problema.

De acordo com Thais Azevedo, dentista especialista em dentes sensíveis, de Niterói (RJ), existem várias razões que desencadeiam a sensibilidade, como bruxismo, pressão entre as arcadas (muitas vezes inconsciente gerada por estresse ou esforço físico), problemas de estômago como refluxo e acidez e mastigação de um lado só.

A escovação com muita força e o uso de creme dental muito abrasivo podem ocasionar e aumentar o problema. “A gengiva obedece às pressões que incidem sobre ela. Por isso quem escova os dentes com muito vigor ou usando cerdas duras em algum momento terá a gengiva retraída, correndo o risco de desgaste do esmalte também, gerando a sensibilidade”, comenta.