Quatro atitudes para evitar doenças

06/02/2018 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Dormir bem e se exercitar são algumas delas

Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia apontam que o número de diagnósticos de diabetes cresceu 61,8% em dez anos (de 2006 para 2016), afetando principalmente o público feminino. A obesidade aumentou 60% no mesmo período, com frequência bastante semelhante entre os gêneros, enquanto a hipertensão teve um salto de 14,2%, tendo as mulheres como principais pacientes diagnosticados.

Segundo Tassiane Alvarenga, endocrinologista e metabologista de Passos (MG), mudar o estilo de vida é a melhor maneira de evitar essas doenças. “A correria do dia a dia é o principal fator responsável por esses números. Na agitação da vida moderna, a atividade física fica de lado e a alimentação errada vira prioridade, por ser mais prática. Com isso, temos pouca ingestão de nutrientes e incremento nas calorias vazias, presentes em doces, refrigerantes, fast food etc”, destaca a especialista. Ela indica quatro atitudes fundamentais para melhorar a saúde:

– Alimentação: comer de tudo, sem exageros, é a chave para o equilíbrio e para transformar a nutrição em saúde;

– Atividade física: o ideal é praticar 150 minutos de exercícios por semana. O segredo é encontrar uma atividade que seja prazerosa;

– Sono: dormir bem é fundamental. É necessário, no mínimo, sete horas por noite de sono;

– Controle do estresse: ele é inevitável, mas é preciso buscar formas de amenizar essa tensão, que pode ser com meditação, atividade física ou programas que tragam bem-estar.