Quatro dicas para ter mais energia

16/04/2017 | atualizado em 20/04/2017 | Da Redação
Bem-estarBem-estar Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Mande o cansaço embora e tenha mais ânimo para as atividades do dia a dia

mulher mostrando ter mais energia

Muitas pessoas acreditam que estar sempre cansado é sinônimo de muito trabalho e, portanto, algo bom, quando na verdade é apenas resultado de hábitos ruins que podem ser mudados. “Existem maneiras simples de fazer o corpo ter mais energia para realizar as tarefas do dia a dia”, explica Antonio Prates, especialistas em desenvolvimento pessoal e cofundador do canal Vida Com Método, de São Paulo (SP). “Ao conseguir essa melhora, é possível viver de forma mais leve e curtir os bons momentos com mais presença”, destaca Taty Nascimento, também cofundadora do canal. Quer saber quais são as formas de conquistar esse objetivo para ter mais qualidade de vida? Acompanhe abaixo quatro dicas dessa dupla de especialistas.

  1. Dormir bem | O primeiro passo é ter uma boa noite de sono. De acordo com Prates, o que parece óbvio pode ser difícil para algumas pessoas. “Ter uma alimentação leve à noite, reduzindo o consumo de estimulantes, como o café e alguns tipos de chá, pode fazer toda a diferença na qualidade do seu sono”, explica. O especialista também destaca que algumas pessoas sequer prestam atenção na qualidade da cama e do travesseiro. “É muito importante verificar se o lugar onde você dorme não está impedindo seu corpo de descansar”, alerta.
  1. Alimentação boa e prazerosa | Outro fator importante para que a energia ao longo do dia seja realmente plena é a alimentação. Taty explica que, mais do que se preocupar com alimentos específicos, é importante preocupar-se com o todo. “A alimentação precisa ser estética, ou seja, bonita aos olhos, e deve ser nutritiva, leve e bem temperada”, ensina. O consumo de produtos de origem animal ou industrializados em excesso costuma tirar a energia. “Uma alimentação mais frugal, ou seja, com uma quantidade menor de alimentos, sem resultar na sensação de estar ‘explodindo’ de tanto comer, pode aumentar muito a energia de uma pessoa”.
  1. Transformar emoções | Antonio explica que as emoções negativas são verdadeiros ladrões de energia. A notícia boa é que, segundo ele, é possível trabalhar para transformar essa onda negativa em algo mais construtivo. “O sentimento de ciúme, por exemplo, pode ser transmutado em zelo, que é algo positivo, e o que é cobiça pode ser trabalhado para virar apenas uma ambição positiva”, explica. “O medo, por exemplo, pode se transformar em precaução”, e assim mudar a forma de encarar os desafios da vida diária.
  1. Respirar | Por fim, Taty ensina que é importante praticar a respiração. “Muitas pessoas nem sabem da capacidade respiratória que possuem nos pulmões”, conta. Existem diversas técnicas que auxiliam a obter mais energia, mas a especialista conta que o primeiro passo a ser dado é respirar fundo e encher o corpo de ar, incluindo a respiração com o diafragma. “É aquela que faz parecer que estamos enchendo o abdômen, mas deve encher também a região intercostal e a parte alta dos pulmões”, conta. Segundo ela, essa prática permite que o corpo aumente a capacidade de absorver oxigênio e, consequentemente, energia.