Saúde em dia durante as viagens de avião

04/07/2018 | Da Redação
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Especialista dá dicas para melhorar a circulação e aliviar tensão no voo

mulher viajando de avião

Vai viajar por longas horas de avião? Então se atente para os cuidados básicos que garantem uma viagem tranquila e sem problemas de saúde. O primeiro passo pode ser realizado antes de sair de casa: na hora de escolher o calçado.

De acordo com Raphael Marcon, ortopedista do Serviço de Medicina Esportiva do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo (SP), o ideal é optar pelos confortáveis e com solados que amorteçam parte do impacto. Vale também o uso de meias elásticas – em especial para pessoas com problemas vasculares. “Jamais viaje de salto alto e evite ficar sentado o tempo todo”, alerta.

Para o especialista, caminhadas pelos corredores da aeronave, alongamentos simples e movimentação frequente das articulações ajudam a reduzir o desconforto do tempo a bordo. Para o ortopedista, é fundamental alongar os membros inferiores, em especial a panturrilha, conhecida como batata da perna, músculos da coxa e da área abaixo do joelho.

Mulheres que usam anticoncepcional ou indivíduos que são fumantes, cardiopatas ou portadores de doenças vasculares devem ter ainda mais cuidado. Em alguns casos, é fundamental avisar ao médico responsável pelo tratamento sobre a viagem, para verificar os cuidados específicos a serem tomados. Veja outras dicas do especialista abaixo.

Exercite os pés | Para exercitar os pés, faça os seguintes movimentos: sentada em sua poltrona, levante os calcanhares, deixando apenas as pontas dos pés no chão. Suba e desça os calcanhares por pelo menos dez respirações. “Faça bem devagar para evitar câimbras. Depois, com os calcanhares apoiados no chão, mova as pontas dos pés para cima e para baixo, também por dez respirações. Por último, ainda com os calcanhares no chão, mova-os, para a direita e esquerda, mas faça uma perna de cada vez. Procure fazer os movimentos sem os sapatos”, sugere.

Trabalhe as pernas | Estique-as o quanto puder e mexa seus pés em círculos, lentamente. Faça isso primeiro com a perna direita e depois com a perna esquerda. “Se o espaço permitir, procure cruzar uma perna sobre a outra, formando com elas o número quatro. Leve o seu corpo para frente, sempre com a coluna ereta, e fique assim por aproximadamente 30 segundos, respirando profundamente. Lembre-se de inspirar o ar pelo nariz e o soltar pela boca, sempre com a postura ereta. Repita esses exercícios frequentemente, pelo menos a cada meia hora, e aproveite para caminhar pelos corredores do avião”, aconselha.

Movimente os braços | Assim como os pés, os braços tendem a ficar sem estímulo durante a viagem. Você pode exercitá-los mesmo sentado na poltrona e também levantá-los para cima, abrindo e fechando a mão pelo menos dez vezes. Mas tenha cuidado para não acertar o seu vizinho, nem contrair os ombros.

Alongue a coluna e o pescoço | Para alongar o pescoço, com a coluna reta, vire-se o máximo que conseguir primeiro para a esquerda e depois para a direita. Os braços devem repousar nos apoios da poltrona, e a barriga deverá estar sempre contraída. “Você pode também aliviar a tensão no pescoço com o auxílio das mãos. Com a mão direita em cima da cabeça, puxe-a em direção ao ombro direito vagarosamente. Conte cinco respirações profundas, volte para a posição original e repita o movimento para a esquerda”, finaliza o especialista.