Blog Pense Leve
Capa do mês
assine

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade – 11 de outubro

Há cinco anos, no dia 11 de outubro, foi criado pelo Ministério da Saúde o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data é para incentivar o debate sobre o tema e ações para melhora da qualidade de vida, com mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos, até 2015. Estudos apontam, ainda, que a obesidade é a principal causa da incapacidade funcional, da redução da qualidade e da expectativa de vida e também do aumento da mortalidade.

Cobrar ações do governo é uma atitude que faz parte desta data, embora nada tenha efetivamente sido feito. Cinco meses atrás, o Ministério da Saúde divulgou a portaria 424, que redefine as diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade, como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas. Contudo, isso depende de um trabalho integrado entre o Ministério e as secretarias estaduais e municipais de saúde, para traçar planos regionais de ação.

Uma pesquisa realizada em agosto deste ano, pela Vigitel, mostrou números preocupantes: 51% da população brasileira está com excesso de peso; e 17%, obesa.

“Vale lembrar que a pesquisa é feita por telefone e as pessoas costumam subestimar seu peso, o que significa que este número deve ser muito mais alto do que o levantamento aponta”, ressalta Maria Edna de Melo, diretora da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

E que não só nesse dia, mas também em todos os outros, possa haver conscientização a respeito do assunto. Pois, pela primeira vez, no Brasil, o excesso de peso atingiu mais da metade da população.

Curta a fan page da Pense Leve no Facebook e siga o nosso Twitter!

Nossas redes sociais: facebook.gif (4.244 bytes) orkut.gif (4.457 bytes) twitter.gif (4.647 bytes) youtube.gif (4.358 bytes) zinio.gif (4.432 bytes)

Post

Acesse já a nossa calculadora e descubra já seu índice de massa corporal!

Para manter a saúde e o corpo em dia, o ideal é praticar atividades físicas pelo menos duas vezes por semana. Com que frequência você faz algum tipo de exercício?

Diariamente Duas ou três vezes por semana Não pratico Somente aos finais de semana Uma vez por semana

Manutenção de WEBTASK serviços para internet