Acupuntura é aliada dos treinos de luta

15/07/2017 | atualizado em 17/07/2017 | Da Redação
FitnessFitness Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

A técnica ajuda no controle mental, diminui dores e pode agir com ação analgésica

acupuntura

Se você é adepta dos treinos de luta, lá vai uma dica de outro: a acupuntura é uma aliada para prevenir e até curar em tempo recorde lesões causadas pela agressividade e explosão física dos combates.

O motivo? Ela atua diretamente na reestruturação das fibras musculares, aumentando o fluxo sanguíneo local, provocando o relaxamento na musculatura, diminuindo edemas e até recuperando o tônus muscular.

Sem falar, que a acupuntura também estimula a liberação de hormônios como a endorfina, apresentando, assim, função anti-inflamatória e analgésica. “A técnica auxilia no tratamento de problemas, como tendinites, inflamações, estiramentos, dores em geral, que podem atrapalhar a atividade física. A acupuntura também auxilia na recuperação muscular, diminuindo a sensação de fadiga que ocorre após treinos diários ou excessivos”, afirma Márcia Lika Yamamura, médica e diretora do Center AO – Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa e responsável pelo Ambulatório de Acupuntura no CETE da UNIFESP, de São Paulo (SP).

 A acupuntura auxilia na recuperação muscular, diminuindo a sensação de fadiga que ocorre após treinos diários ou excessivos

A especialista afirma, inclusive, que algumas aplicações promovem alívio imediato, sem a necessidade de tomar medicações analgésicas, nem sempre permitidas durante uma competição, por exemplo.

Além de tratar dores, a medicina chinesa pode ajudar os lutadores a ter um melhor rendimento. Na acupuntura, considera-se que o bom rendimento físico depende da boa funcionalidade dos órgãos internos. “A prática da acupuntura propõe tratar os problemas emocionais e os órgãos em desarmonia, promovendo o equilíbrio como um todo”, explica.

Márcia exemplifica essa desarmonia com as câimbras e as dores musculares, que são decorrentes de desarmonia do fígado, que tem relação direta com a atividade dos músculos. “A ação da acupuntura, neste caso, pode fortalecer este órgão e evitar as dores. Vale lembrar também que além de corrigir problemas de saúde física, a técnica também ajuda a manter o equilíbrio mental do praticante”, ressalta.