Adeus ao sedentarismo!

23/01/2018 | Da Redação
FitnessFitness Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Quatro sinais para começar a praticar exercícios já

Uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet mostrou que pessoas que passam 8 horas por dia sentadas e não praticam atividades físicas têm 60% mais risco de morte prematura. Esta mesma pesquisa estima que o sedentarismo custe US$ 67,5 bilhões por ano à economia global.

“Esse valor faz sentido, já que as pessoas sedentárias tendem a gastar muito mais dinheiro com remédios e tratamentos médicos”, conta o preparador físico Vinícius Possebon, de Florianópolis (SC). O profissional listou abaixo os quatro sinais de que é necessário começar a se exercitar agora:

Cansaço no fim do dia

“Ao se exercitar, seu corpo fica muito mais disposto e você não termina o dia com aquela sensação de que um caminhão passou por cima de você”, diz Possebon.

Estresse diário

A prática de exercícios faz com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, entre outros hormônios que trazem sensação de bem-estar. “Quem está sempre irritado com as tarefas do dia a dia com certeza vai se sentir melhor após começar a se exercitar”, comenta.

Sobrepeso

O excesso de peso também pode trazer outros problemas de saúde além da estética. “Pessoas acima do peso ou obesas têm muito mais chances de ter problemas cardíacos e de circulação, entre muitas outras doenças”.

Falta de fôlego em atividades simples

“Se você fica ofegante ao subir um ou dois lances de escada, ou depois de correr por menos de 10 metros para pegar o ônibus, isso indica que seu corpo precisa de mais resistência”, finaliza o preparador físico.