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08/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
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Especialista cita os objetivos e vantagens da prática

mulher praticando pilates

Que tal embarcar em uma aula de pilates? A prática deixa o corpo definido, melhora a postura e fortalece a musculatura abdominal, tornando o sonho da barriga perfeita cada dia mais próximo.

“O principal objetivo do pilates é melhorar a força e flexibilidade muscular, por meio de exercícios de equilíbrio neuromuscular. Com a prática frequente o aluno terá um corpo mais forte e flexível”, explica Ingrid Bravo, professora de Pilates na academia BE Best Energy, de São Paulo (SP).

E mais: pesquisas indicam que o método também ajuda a perder peso, sendo efetivo na redução do percentual de gordura e na diminuição da obesidade. O trabalho de respiração e concentração também é fundamental para combater o estresse e a ansiedade, males que além de provocar o ganho de peso são prejudiciais à saúde.

Pesquisas indicam que o pilates também ajuda a perder peso, sendo efetivo na redução do percentual de gordura e na diminuição da obesidade

E quando o assunto é postura, a modalidade é mais do que indicada. Os exercícios de alongamento axial, ou seja, que mantêm a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, proporciona maior força aos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia. Os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias.

E se você pratica outras atividades físicas, o pilates pode ser um grande aliado. Isso porque os exercícios promovem a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais, o que garante maior desempenho. Além disso, as articulações também são estimuladas, o que favorece diversas práticas.