Atividade física para vencer a insônia

12/07/2018 | Da Redação
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A prática regular de exercícios garante bem-estar e relaxamento para o organismo

Cansaço, irritabilidade, mau humor, falta de energia, redução de desempenho no trabalho ou nos estudos. Esses são alguns dos incômodos gerados pela insônia, problema que também é conhecido como distúrbio do sono e pode ser provocado por estresse, ansiedade, depressão e uma série de fatores que estão cada vez mais comuns com a correria diária.

Mas a boa notícia é que existe um hábito que pode facilitar o sono reparador: a prática de exercícios físicos. Eudes Viana, professor de educação física da Just Fit Academias explica que “não adianta a mente estar saturada, pois, quando o corpo não se cansa, o indivíduo ainda terá dificuldades para dormir”. E atividades simples, como musculação ou caminhada moderada ― quando praticadas regularmente, ou seja, pelo menos três vezes por semana por 30 minutos ― podem reduzir rapidamente a insônia, seja a crônica ou a primária.

“Isso acontece porque a atividade física reduz a ansiedade graças à liberação dos hormônios do bem-estar que os exercícios promovem no organismo, deixando mais espaço para a tranquilidade noturna acontecer naturalmente”, diz Viana.

E os benefícios não param por aí: “Outros fatores como envelhecimento, transtornos mentais e rotina desregulada também são atenuados com a prática. A melhora é gradativa e constante, por isso, não adianta deixar a preguiça falar mais alto após ter pequenos resultados. A prática regular é essencial para que o metabolismo comece a entender os processos naturais do corpo”, esclarece.