Atividades físicas combatem problemas físicos e emocionais

10/03/2018 | Da Redação
FitnessFitness Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Fisioterapeuta e especialista em treino funcional indicam os exercícios ideais para combater doenças

Corrida, caminhada, dança, natação… Há diferentes maneiras de movimentar e exercitar o corpo, não somente pensando no emagrecimento, mas também na saúde em geral. Praticar exercícios regularmente garante uma série de benefícios que vão desde a melhora no condicionamento físico e dores na coluna, até mesmo no auxílio de tratamento de doenças psiquiátricas crônicas.

“Dependendo da atividade física é possível melhorar a postura, emagrecer e ainda amenizar os sintomas da depressão”, diz Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, de São Paulo (SP).

Para quem sofre com problemas na postura, a especialista indica o pilates clínico que, através de exercícios específicos que não impactam negativamente a coluna, estimula a musculatura da região. “Esse método proporciona melhora na postura, força muscular, flexibilidade, respiração, coordenação motora e equilíbrio”, explica. Mariana ainda acrescenta que é essencial realizar uma avaliação com um fisioterapeuta antes de iniciar a atividade, para que ela possa atender às necessidades da praticante.

Já para aqueles que precisam tratar a depressão, o mais recomendado é o pilates, pois traz uma sensação de bem-estar, auxiliando no tratamento da doença. “Para quem tem depressão, a frequência recomendada é de duas a três vezes por semana”, indica a instrutora. Se você não tem nenhum desses problemas, mas quer tonificar seus músculos e, ao mesmo tempo, perder uns quilinhos, o melhor é partir para o treino funcional, pois ele trabalha com a musculatura.

“Cada treino é diferente e são utilizados diversos acessórios para fazer os exercícios como halteres, cordas, barras, bolas, fita, elásticos, pranchas de instabilidade, bastões e o peso do próprio corpo. Além disso, a aluna faz um circuito de pular, agachar, girar, correr”, esclarece André Cano Fernandez, especialista em treinamento funcional do Fit Body Pilates Spa & Estética.