Barriga sequinha para o verão

07/01/2018 | Da Redação
FitnessFitness Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Inove nos exercícios e acabe de vez com a gordura abdominal

mulher fazendo abdominal para conquistar barriga sequinha

Quem treina fora da academia – em casa, no parque ou na sala de ginástica do prédio, por exemplo –, além de tomar cuidado com a execução correta dos exercícios para evitar lesões e seguir recomendações médicas específicas, deve estar sempre em busca de novos exercícios, que estimulem o corpo a continuar se desenvolvendo.

Depois de realizar o mesmo movimento algumas vezes, nossos músculos se adaptam àquele esforço e, depois de certo tempo, não respondem mais ao estímulo como no início. Com os abdominais não é diferente. No início, o movimento básico (pés apoiados no chão e mãos atrás da cabeça) parece ser demais. Porém, com o tempo, ele se torna muito leve.

Iva Bittencourt, personal trainer de São Paulo (SP), recomenda a realização de exercícios variados para o abdome, como abdominais com carga e sem carga em dias alternados. Afinal, o músculo precisa descansar para se recuperar do treino. Sua sugestão é realizar duas séries de 10 repetições no início e, conforme adquirir resistência, aumentar para três séries de 15 repetições. Confira outras sugestões de exercícios.

Prancha frontal em quatro apoios | Deite-se de barriga para baixo, apoie-se na ponta dos pés, deixe os dois antebraços flexionados sob o corpo e eleve o tronco e o quadril, equilibrando-se sobre os dois antebraços e os dois pés. Mantenha o olhar para o solo. Iniciantes podem fazer três vezes de 15 segundos.

Prancha lateral em dois apoios | Deite-se de lado, apoie o braço direito no colchonete e mantenha uma mão firme no solo para dar apoio. Eleve o quadril do solo, mantendo-se apoiado nos dois pés (um sobre o outro) e no antebraço e contraia o abdome. Em seguida, abra o braço esquerdo e sustente. Iniciantes podem fazer três vezes de 15 segundos.

Prancha frontal em três apoios | Deite-se de barriga para baixo, apoie-se na ponta do pé direito e deixe os dois antebraços flexionados e apoiados no solo. Eleve a perna esquerda e tire o tronco do solo, equilibrando-se sobre os dois antebraços. Mantenha o abdome contraído. Iniciantes podem fazer duas vezes de 10 segundos.

Prancha combinada com flexão de braço em três apoios | Fique apoiado na ponta do pé esquerdo, mantenha o abdome contraído e coloque as mãos apoiadas no banco. Direcione as mãos para frente, flexione os braços, aproxime o peito do banco e mantenha-se na posição inicial pelo tempo prescrito. Depois, estenda os braços e volte à posição inicial. Iniciantes podem fazer duas vezes de 25 segundos.