Chá é alternativa para consumo diário de líquidos

09/01/2018 | atualizado em 10/01/2018 | Da Redação
FitnessFitness Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Para mulheres, a recomendação é beber 2,7 litros de água

chá de hibisco

Indispensável ao organismo, uma das principais funções da água é auxiliar na regulação da temperatura corporal, por meio da transpiração. Durante este processo de perda de líquidos e também de minerais, é fundamental estar alerta ao estado de hidratação. Principalmente antes, durante e após a prática de exercícios.

O Instituto de Medicina (IOM) recomenda que mulheres bebam 2,7 litros de água por dia. Bianca Naves, nutricionista da NutriOffice, de São Paulo (SP), dá uma dica: “Além da água, investir no consumo de chás é uma ótima opção de atingir diariamente a quantidade de líquidos recomendada. Por terem diversos sabores, eles ainda ajudam quem gosta de variar os tipos de líquidos consumidos e ainda não acrescentam calorias ao cardápio, quando consumidos sem açúcar e/ou leite”.

Em relação à prática de atividades físicas, indica-se “a ingestão de até meio litro de água (500 ml) cerca de duas horas antes de se movimentar”, segundo a especialista. Durante os exercícios, o consumo deve ser a cada 15 minutos e uma quantidade de 500ml a 2l, o que pode variar de atividade para atividade física, além de fatores como intensidade, idade, entre outros.

A nutricionista ainda sugere alternativas para se manter hidratado. “Carregue sempre uma garrafa hermética com água ou chá gelado. Para os que sempre esquecem de consumir líquidos, opte por aplicativos de celular que regulam o consumo diário”.