Cinco alongamentos para relaxar o corpo

05/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
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Além de atenuar dores, os movimentos ajudam a aliviar a tensão

mulher fazendo alongamentos para relaxar o corpo

Estima-se que as férias sejam aproveitadas para relaxar o corpo. Entretanto, é comum voltar de viagem com a sensação oposta. Pior: fortes desconfortos no pescoço, costas, braços e pernas, após longos trajetos de avião, ônibus ou carro.

Para aliviar esses incômodos antes de encarar a rotina de trabalho, a dica é apostar nos exercícios físicos. E de acordo com Soraya Sabino, professora de pilates da plataforma Namu Curso, de São Paulo (SP), o pilates de solo e sem aparelhos é uma das técnicas recomendadas. Confira abaixo o passo a passo de movimentos que podem ser feitos em casa, listados pela especialista.

1. Relaxe a cervical | Para fortalecer os músculos do pescoço, deite em um colchonete com as pernas flexionadas, encoste a cervical sobre uma bola murcha e movimente a cabeça para a direita e para esquerda. Assim, você relaxa a tensão da região.

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2. Relaxe a lombar | Na mesma posição, coloque a bola na região lombar e execute movimentos para soltar o corpo.

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3. Alongue os joelhos| Deitada no colchonete, flexione uma das perdas e eleve a outra até que fique na vertical. Para ajudar, utilize uma faixa elástica ou improvise com um cinto. Alterne a perna para alongar os músculos, ligamentos e tendões da região posterior dos dois joelhos

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4. Trabalhe as pernas | Sente, mantenha as pernas esticadas e apoie a lombar em uma almofada. Em seguida, leve os joelhos ao peito, segurando as pernas.

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5. Alongue as pernas | Deite, apoie uma almofada na região lombar e estique a perna esquerda, sem que o pé toque o chão. Eleve a perna direita em direção ao peito e segure-a. Alterne as pernas para alongar as duas pernas.

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