Entenda como superar a derrota

18/03/2017 | atualizado em 20/03/2017 | Da Redação
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Psicólogo dá dicas para enfrentar o momento de frustração

Os casos de superação no esporte são sempre lembrados com alegria, como a história de Diego Hypolito, que fracassou nas Olimpíadas de Pequim e Londres e pode festejar a conquista em território nacional em 2016. Mas o que o atleta sofre ao ver seus objetivos frustrados pode abalar seus planos para o futuro. “O atleta profissional, não só sofre com a exposição da fama, como também com a pressão da família, amigos e milhares de fãs ao redor do país e do mundo, para ganhar cada competição. Diferente dos artistas, que também sofrem do mesmo problema, há muito mais fanatismo e expectativas no esporte”, afirma João Alexandre Borba, psicólogo desportivo, do Rio de Janeiro (RJ). O psicólogo dá cinco dicas de como aprender a lidar com as emoções e aceitar derrota, o que pode ser aplicado a pessoas que não alcançaram suas metas para os seus treinos. Confira!

  1. O atleta precisa responder uma pergunta essencial: O que é a derrota para mim? “Quando as pessoas perdem e falham, elas entendem e processam isso de maneiras diferentes, têm pensamentos diferentes e é um erro acreditar que é igual. É essencial que o atleta compreenda bem o que perder significa para ele”, comenta Borba.
  1. Saiba quais são as suas crenças sobre si com a derrota. “Crenças são pensamentos confirmados. O atleta acredita que é um fracasso, que nada e morre na beira da praia e nunca consegue alcançar o que quer? Ou ele tem consciência de que a derrota faz parte do sucesso? O que ele pensa sobre si mesmo é de grande valia para realmente ser ajudado em momentos de superação”, afirma o especialista.
  1. Análise o seu perfil. “A psicologia faz uma análise profunda para a descoberta do perfil do atleta. É importante que ele se conheça, para saber se é mais metódico, ousado, afetivo, ou seja, qual é a sua forma de praticar o esporte e também lidar com essa perda. Com isto, descobrimos o que precisa ser trabalhado de acordo com cada personalidade”, argumenta.
  1. Comece o acompanhamento psicológico o mais cedo possível. “É importante também que não se espere o momento da derrota para buscar ajuda psicológica. O atleta precisa de treinos mentais que, combinado com a hipnose clínica, traz ótimos resultados”, diz o psicólogo, que também é hipnólogo.
  1. Mude a rotina de treinos. “Mudar um exercício por outro ajuda o atleta a dar uma refrescada na mente. Após uma derrota, não se pode repetir o padrão de treino. Com a mudança, o profissional se sente mais fortalecido, como se estivesse mudando a estratégia. Isso ajuda demais”, conta João Alexandre.