Saiba evitar lesões no joelho causadas pela musculação

10/05/2017 | atualizado em 15/05/2017 | Da Redação
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Fisioterapeuta ensina quais são os erros que não podem ser cometidos

mulher com lesões no joelho

Quando o assunto é atividade física, muitas pessoas optam pela musculação. O treino traz muitos benefícios ao corpo, como fortalecimento hipertrofia muscular, mas merece alguns cuidados, principalmente para evitar lesões.

De acordo com Igor Montenegro, fisioterapeuta e diretor do Instituto Trata, de Fortaleza (CE), movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as séries podem causar diversos problemas no joelho. Os mais comuns são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos.

“Na musculação, é indispensável à orientação profissional de um professor de educação física até para que não ocorra a sobrecarga na região da perna. É fundamental também que as pessoas não tenham pressa para ganhar músculos e levantem mais peso do que podem suportar, o que causa o envelhecimento das articulações”, afirma.

Na musculação, é indispensável à orientação profissional de um professor de educação física até para que não ocorra a sobrecarga na região da perna

Cargas muito pesadas podem até mesmo provocar corte no menisco, geralmente quando se projeta o joelho à frente da linha dos pés ao fazer o exercício de agachamento. Muitas vezes, há também uma falha muscular durante a atividade e o peso vai todo para a região articular, sobrecarregando os ligamentos que esticam demais e se rompem.

No caso de qualquer incomodo na região do joelho, o especialista recomenda que a musculação seja suspensa e que o individue procure um fisioterapeuta para uma avaliação precisa. Além de indicar o tratamento adequado, o profissional pode ensinar alongamentos corretos para a prevenção de problemas na região lesionada.

“Antes de realizar qualquer atividade física, é fundamental que se faça exercícios de alongamento para a prevenção de lesões. A importância do uso de calçados com um bom sistema de amortecimento para absorver o impacto também não pode ser subestimada, já que minimizam a sobrecarga dos joelhos e evitam pisadas inadequadas ou irregulares”, orienta.