Três exercícios para acelerar o emagrecimento

07/10/2017 | atualizado em 11/10/2017 | Da Redação
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Especialista ensina movimentos de alta intensidade

mulher medindo cintura para ilustrar matéria sobre exercícios que ajudam a acelerar o emagrecimento

Se o projeto é pegar firme na malhação para obter o emagrecimento necessário até o verão, a dica é apostar no treino HIIT. “Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, que usa exercícios calculados para criar no organismo um aumento da queima de gordura corporal mesmo em repouso”, explica Vinícius Possebon, criador do Programa Queima de 48 Horas, de São Paulo (SP).

Desta forma, para cada treino com duração de cinco a 15 minutos, o corpo continua queimando gordura por um período que dura, em média, 48 horas. “Não é preciso usar equipamentos, pois os exercícios utilizam apenas o peso do corpo”, conta ele, destacando que, apesar de rápidos, os treinos são intensos. Veja abaixo alguns movimentos que são para lá de bem-vindos.

Burpee | Faça a posição de prancha, pule para frente ainda com as mãos no chão e depois salte para o alto. Contraia bem o abdome. Execute o exercício por 20 segundos.

Abdominal canivete | Deite-se, estenda bem as pernas e estique os braços lá em cima. Abra e feche o tronco como um canivete, fazendo as mãos encontrarem as pernas. Tome cuidado para não encostar o queixo no peito, ou você corre o risco de torcer a coluna cervical. Se cansar muito, flexione o joelho. Contraia sempre o abdome. Execute o movimento por 20 segundos.

Corrida parada | Faça uma simulação de corrida parada no mesmo lugar por dez segundos.

Dica | O ciclo deve ser repetido cinco vezes. “É importante fazer os movimentos o mais rápido possível, mas sempre respeitando o limite físico. Ao final do treino você estará ofegante”, lembra Possebon.