Exercite sua mente para ter mais motivação no treino

12/07/2017 | atualizado em 14/07/2017 | Da Redação
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Três passos ajudam a dar continuidade na rotina de exercícios

mulher com motivação no treino

Uma ou duas semanas de dedicação à prática de atividades e dieta é o seu record? Esse com certeza é um dos fatores que dificultam o emagrecimento. E a falta de motivação no treino é a chave para esse cenário. “Não adianta só treinar o corpo, é preciso treinar a cabeça”, alerta Vinícius Possebon, preparador físico e criador do Programa Q48, de Florianópolis (SC).

Então, que tal investir em um treino para a mente? Abaixo o especialista ensina três exercícios que prometem contribuir com a motivação no treino. Confira!

  1. Estabelecer sensação de controle | Para manter-se motivada a tomar uma determinada ação, a primeira coisa que deve ser feita é criar a sensação de estar no controle. “O maior erro que as pessoas cometem quando querem emagrecer é mudar a rotina de uma só vez, por isso eu indico que você use a palavra ‘mas’”, sugere, indicando que as pessoas peguem um papel e escrevam uma frase como a seguinte: “eu vou fazer exercício, mas vou continuar tomando sorvete com meus amigos”, ou algo semelhante que mostre que a pessoa está no controle. “Isso mostra para a sua mente que você está no controle da sua vida”, completa.
  1. Responsabilização | “Quando você culpa tudo e todos pela situação em que você está, você afasta o controle da situação e se desmotiva. As pessoas com alto senso de responsabilização pelas suas vidas são mais motivadas”, afirma. O segredo para melhorar esse aspecto é ter em mente que você é a responsável pela minha vida, pois isso cria um ambiente de automotivação.
  1. Propósito | Segundo o preparador físico, as pessoas que são automotivadas têm um propósito. “A partir do momento em que tem um porquê, você se automotiva”, conta. Por isso, Possebon sugere que as pessoas escrevam, no mesmo pedaço de papel dos dois primeiros exercícios, uma lisa de pelo menos três porquês de emagrecer. “Escreva esses três ou mais motivos para emagrecer, assim você não vai se esquecer deles”, aconselha.