Metodologia diferenciada é opção para aula de natação

07/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
FitnessFitness Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Baseada no reforço positivo, a proposta utiliza técnicas sócio construtivas para o aprendizado

mulher fazendo aula de natação

Que tal se inscrever em uma aula de natação diferenciada? A metodologia Swim & Health, idealizada por pelo ex-nadador Marcos Ruivo e o finalista olímpico Guilherme Guido, de São Paulo (SP), ensina os alunos a nadarem com excelência e prazer, promovendo uma mudança significativa na motivação dos alunos para a saúde e o conhecimento corporal.

Já ouviu aquele ditado de que a melhor forma de aprender é ensinando? Pois bem, esse recurso é aplicado nessa metodologia. “Nosso material pedagógico está baseado em uma proposta sócio construtivista como fundamento de aprendizagem”, explica Ruivo. “Isso diferencia a Swim & Health – Guilherme Guido, como a única metodologia a atingir um nível de retenção maior do conhecimento pela modelagem e o aprender ensinando”, afirma Guido.

Veja abaixo quais são as principais diferenças da metodologia – que pode ser adquirida por qualquer academia, mediante adaptação –listadas pelos especialistas.

Modelagem | Pela facilitação do professor, alunos mais avançados demonstram e ensinam param alunos menos avançados, que acabam modelando com mais interesse os movimentos.

Aprender ensinando | Quando os alunos mais avançados demonstram os movimentos, o nível de concentração nas atividades é maior, retendo mais aprendizagem.

Construtivismo | Os alunos executam o exercício sem o auxílio do professor e constroem o movimento da fase pedagógica em destaque por si só.

Interacionismo | Essa atividade em grupo gera um nível de motivação maior em função dessa interação no grupo, a escuta ativa e a expressão também são desenvolvidas pela facilitação do professor qualificado.