Motivos para treinar no simulador de escadas

15/05/2018 | Da Redação
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É preciso alguns cuidados para garantir os benefícios da prática

simulador de escadas

Não é de hoje que a orientação para trocar o elevador e a escada rolante por alguns lances de escada é anunciada para uma vida menos sedentária e mais saudável. Mas, não é só no seu apartamento ou no prédio do escritório que você pode realizar o exercício. Na academia – local em que você estará vestida confortavelmente para a prática de atividades físicas – é possível com o auxílio do simulador de escada.

De acordo com Márcia Pedroso, professora da Bio Ritmo, de São Paulo (SP), o aparelho ajuda a definir coxas e bumbum, além de fortalecer a lombar. “Isso porque oferece treinos intervalados e já está comprovado que exercícios que variam a frequência são os mais indicados para queimar calorias”, explica. Márcia também complementa dizendo que para potencializar a queima, o indicado é começar treinando duas vezes por semana e aumentando os dias conforme for se sentindo preparada.

A especialista explica que para quem está começando, a sugestão é iniciar devagar. “Esse movimento contínuo requer preparo físico e muscular. Apesar das pessoas conhecerem o exercício, pouca gente pratica subida de escada no dia a dia, por isso, o treino na máquina pode ser mais puxado. Porém, a atividade é capaz de eliminar até 400 calorias em 30 minutos”.

Para garantir a eficácia do treino, é importante dar atenção à postura ao executá-lo, que deve ser totalmente ereta. O aparelho possui apoio para as mãos que ajudam no equilíbrio, mas isso não significa que o praticante deve apoiar o corpo sobre os braços. “Mantenha a postura ereta e utilize o apoio levemente caso seja necessário. Fique atento à velocidade e pise com o pé inteiro no degrau para não sobrecarregar a panturrilha”, aconselha.

Confira a lista com cinco motivos para incluir o simulador de escada no treino.

  1. Melhora a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular;
  2. Auxilia na resistência muscular, principalmente, pernas e glúteos;
  3. Melhora o bem-estar e a qualidade de vida;
  4. É uma atividade que tem um alto gasto calórico;
  5. Tem como proposta tornear as pernas, traçar o abdome, definir o bumbum e fortalecer a lombar.