Musculação: exercício que vai além da estética

14/07/2017 | atualizado em 17/07/2017 | Da Redação
FitnessFitness Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saiba como o treino pode beneficiar a saúde

mulher fazendo musculação

Você sabia que a redução da massa muscular produzida pelo envelhecimento ou por falta de atividades leva a um alto índice de desenvolvimento de doenças que afetam o coração, como diabetes, obesidade e hipertensão?

Além de prevenir esses problemas, manter o corpo em movimento e elevar o ganho de força e de massa muscular faz com que o coração passe a sofrer menor sobrecarga cardíaca com esforços do dia a dia.

Sem falar, que a musculação é um treino aliado para a prevenção e tratamento de doenças reumáticas. “O exercício hoje é visto como a terapia complementar mais importante para diversas doenças: lombalgia (dor nas costas), tendinites, artrites, artroses, fibromialgia, osteopenia, osteoporose, lúpus, miopatias, espondilites e inúmeras outras”, ressalta Tatiana Molinas Hasegawa, reumatologista do Centro de Qualidade de Vida, de São Paulo (SP).

Pessoas que praticam musculação sem orientação profissional têm mais risco de desgastar as articulações

Entretanto, a especialista alerta que as pessoas que praticam musculação sem orientação profissional têm mais risco de desgastar as articulações. “Ocorre uma sobrecarga mecânica na articulação caso o paciente exagere no peso. Geralmente, as articulações mais prejudicadas diante desse exagero são os joelhos e a coluna lombar”, afirma.

Rodrigo Poli, educador físico do CQV alerta que exames médicos e físicos são essenciais antes de começar qualquer atividade e, em casos de hipertensão, as pessoas devem estar com a medicação controlada. Durante os exercícios é importante, ainda, que o profissional verifique periodicamente a pressão arterial do aluno, garantindo assim maior segurança e eficiência.

Buscar locais e profissionais especializados para trabalhar e acompanhar as limitações é essencial para uma prática saudável e que contribua para a saúde.