Os segredos dos exercícios na esteira

26/11/2017 | atualizado em 29/11/2017 | Da Redação
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Da caminhada à corrida, é possível otimizar o treino e obter resultados mais eficazes

mulher treinando na esteira

A esteira é um dos equipamentos preferidos, na hora de praticar exercícios aeróbicos. No entanto, com o passar do tempo e a adequação do próprio corpo ao ritmo do treino, a atividade pode não ser mais tão eficiente.

Para Rubmar Oliveira, professor da Smart Fit, o segredo está na alternância da velocidade e da inclinação do aparelho. “O praticante pode aumentar suas chances de sucesso na perda de gordura se variar a velocidade da esteira de maneira controlada. Desta forma, a energia gasta no exercício será maior e o metabolismo será estimulado, obtendo um resultado de emagrecimento mais eficaz do que se ele tivesse mantido uma única velocidade de caminhada ou corrida”, explica.

A sugestão do profissional é alternar 5 minutos de velocidade moderada, com 1 minuto de aceleração, até completar 40 minutos. Mas, ele ressalta: “A velocidade de cada série vai depender do nível de condicionamento de cada pessoa. O importante é que a velocidade maior seja a máxima que o praticante conseguir”.

Utilize os níveis de inclinação da esteira

“Se o aluno aumentar a elevação durante a caminhada ou a corrida, vai aumentar em 60% o consumo de calorias. Caso a pessoa não aguente fazer o exercício inteiro com a esteira inclinada, ela pode alternar com o piso reto, trocando a cada 5 minutos”, aconselha Oliveira.

E atenção: para não sobrecarregar os músculos, ligamentos e as articulações, o ideal é que as variações sejam feitas de forma gradativa. Sem se esquecer de fazer alongamentos para facilitar a movimentação e auxiliar na recuperar depois do treino.