Praticar exercícios diminui risco de hipertensão

09/07/2018 | Da Redação
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Equilibrar o consumo de sódio também é fundamental

Uma boa notícia: os exercícios podem ser aliados para reduzir as chances de pressão arterial, resultantes da alimentação rica em sódio. De acordo com estudo da Escola Paulista de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade Tulane, de Nova Orleans, praticantes ativos de atividades físicas têm risco 38% menor de desenvolver hipertensão.

Para Celso Amodeo, cardiologista do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, a atividade física é capaz de controlar e reduzir a pressão arterial quando realizada três vezes por semana, durante 30 minutos, que podem ser feitos tanto de forma contínua quanto acumulada, em intensidade leve a moderada.

“Essa redução é similar à queda apresentada com o uso de medicamentos anti-hipertensivos. Apenas este dado já valida à recomendação da atividade física como complemento no tratamento para quem precisa controlar a pressão”, esclarece o cardiologista.

O especialista também destaca que o ideal é diminuir a ingestão de sódio e aumentar a atividade física. “Aqueles que não podem aumentar a quantidade de exercícios físicos, talvez devido à idade, devem ser estimulados a seguir uma alimentação com baixo teor de sódio”, aconselha. Na lista de alimentos que devem ser evitados em excesso, estão os enlatados (ervilhas, milho, atum, sardinha, massa de tomate, etc), embutidos (salame, salsicha, presunto entre outros), envidrados (palmito, azeitona e molhos em geral), queijos e pães.

Todos estes alimentos contêm sódio (composição do sal de cozinha) e a elevada ingestão deles faz o organismo reter mais líquidos, podendo levar ao aumento da pressão sanguínea e causar a hipertensão – responsável pelo infarto e acidente vascular cerebral –, além de afetar os rins. E quando o assunto é sal, a medida diária recomendada do tempero fica em torno de 4 a 6 gramas por dia.