Fortaleça o punho e a mão com o Hand Grip

16/10/2017 | Da Redação
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Especialista indica treinos com o acessório

mulher segurando hand grip

Você conhece o alicate de exercícios? Denominado Hand Grip, este acessório permite o treino para fortalecimento das mãos, dedos, punhos e antebraços. Ele é ideal para quem deseja potencializar a pegada, pois desenvolve resistência das regiões e melhora o desempenho de diversas modalidades.

De acordo com Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva Brasil, de São Paulo (SP), entre elas musculação, judô, tênis e escalada, além de ajudar em atividades mais corriqueiras, como carregar peso. “Trabalhar os músculos nestas regiões evita lesões decorrentes de movimentos feitos durante os levantamentos terra e o de encolhimento de ombros, além dos mais simples como digitação e carregar caixas, por exemplo”, explica.

Para se ter uma ideia, um único exercício com o acessório pode envolver mais de 35 músculos. A musculatura do antebraço é a mais carregada, seguida do punho, falanges e carpo (mão) em geral. Para o fortalecimento destas regiões, Felipe Kutianski montou algumas alternativas de treinamentos. Os exercícios podem ser direcionados especificamente para cada modalidade, em diferentes momentos do treino. Confira abaixo!

Flexão de mãos com hand grip

Faça de três a quatro séries com intervalos de 30 a 60 segundos.

  1. Opção A | Repetições dinâmicas de 15 a 20 segundos com a velocidade de contração lenta.
  2. Opção B | Repetições dinâmicas de 30 a 60 segundos com a velocidade de contração rápida.
  3. Opção C | Repetições isométricas de 60 a 90 segundos com a velocidade de contração estática.
  4. Opção D | Repetições dinâmicas/isométricas de 15 a 20 segundos de repetições + 30 a 45 segundos de isometria no final de cara série, com velocidade de contração rápida + estática no final das séries.