Sete motivos para investir no pilates

21/04/2017 | atualizado em 24/04/2017 | Da Redação
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Modalidade tem princípio na respiração, controle e concentração

mulher treinando a flexibilidade, um dos motivos para investir no pilates

Com princípios de respiração completa, acionamento do centro da força, precisão, controle, fluidez e concentração, o pilates é uma atividade que oferece inúmeros benefícios ao corpo e mente. Entre eles: melhora o desempenho em corridas, combate a dores e prevenção de fraturas.Ainda não está convencida? Então conheça  mais sete bons motivos para investir no pilates!

  1. Melhora a postura | O pilates traz uma série de benefícios físicos para a vida de quem o pratica. A correção da postura é um deles. “Isso acontece porque a coluna dos alunos fica alinhada e alongada durante todos os exercícios feitos”, comenta Douglas Paiva, educador físico e fundador da Pure Pilates, de São Paulo (SP). Quando o pilates é praticado com frequência, a melhora da postura é perceptível.
  1. Aumenta a flexibilidade | Os exercícios feitos durante a aula de pilates também promovem o fortalecimento muscular e são eficientes em aumentar a flexibilidade do praticante. “Isso é muito importante para prevenir a rigidez das articulações e a falta de mobilidade na terceira idade”, completa Paiva.
  1. Melhora a circulação | Todo o organismo é beneficiado pelas aulas de pilates, da respiração à circulação do sangue. “Durante uma sessão, são feitos exercícios que trabalham diferentes músculos e ajudam a manter ativas diferentes partes do corpo”, diz Paiva. Estes exercícios também garantem que a circulação sanguínea destas áreas seja ativada – algo importante para prevenir a hipertensão.
  1. Emagrece e define os seus músculos | Esta também é uma prática que ajuda no emagrecimento, porque contribui para a perda de gorduras localizadas. “Quando a atividade é associada a um exercício aeróbico, mais eficiente no gasto de calorias, o resultado costuma ser satisfatório”, comenta o especialista. Além disso, com o pilates você pode trabalhar todos os músculos do corpo e garantir membros melhor definidos. Uma das áreas mais trabalhadas é o abdome – ativado durante boa parte da aula de pilates. Por isso, esta é uma excelente prática para secar a barriga.
  1. Aumenta a qualidade do sono | Quem faz pilates também dorme melhor. Isso porque a prática aumenta o seu bem-estar, aumenta a sensação de tranquilidade e ajuda a deixar a mente longe das preocupações – todos estes fatores contribuem para que as suas horas de sono tenham mais qualidade.
  1. Melhora a respiração | O pilates contribui com a melhora da respiração por duas razões. Primeiro, porque ele ajuda a deixar a sua mente mais leve, livre da ansiedade e do estresse. Depois, porque durante a prática a sua respiração precisa entrar em sincronia com os seus movimentos. “Este exercício faz com que você trabalhe a sua musculatura respiratória e, consequentemente, passe a respirar melhor”, diz Douglas Paiva.
  1. Diminui o estresse | Os benefícios trazidos pelo pilates fazem com que o aluno tenha mais controle sobre o próprio corpo e mente. Isso é essencial para que você saiba lidar melhor com situações de pressão, por exemplo. Ter controle sobre as próprias emoções afasta o estresse e garante uma vida emocional mais tranquila e saudável.