Treine para tratar desvios posturais

14/05/2018 | Da Redação
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Especialista recomenda algumas modalidades para lidar com o problema

mulher fazendo treinos para tratar desvios posturais

Quando o peso do corpo e dos membros está em equilíbrio é possível evitar a sobrecarga em algumas regiões, fator que pode gerar dores e problemas, assim como o descuido da postura no dia a dia. Isso porque posturas incorretas no trabalho, em casa, em momentos de lazer ou durante a prática de atividades rotineiras – como dirigir, estudar ou dormir – podem afetar consideravelmente a coluna vertebral: quadro que conhecemos como desvio.

Esse problema implica no uso incorreto de outras articulações, como ombros, braços, quadris, joelhos e pés. Para que aconteça, há a necessidade do corpo buscar compensações para se manter em equilíbrio (o que, normalmente, também pode causar enrijecimento e encurtamento dos músculos).

De acordo com Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo (SP), a coluna possui desvios naturais conhecidos como cifose, escoliose e lordose. “Existem inúmeras propostas de treinamento para quem possui algum desvio postural, podemos destacar o Pilates, Natação, RPG e o treinamento Funcional como ótimas opções”, afirma. Mas, ao contrário do que se imagina, não basta somente escolher uma modalidade e começar a praticar.

“Dependendo da atividade realizada e do grau de influência do problema postural diagnosticado, deve-se tomar alguns cuidados com a prática esportiva, principalmente com o impacto do esporte”, alerta. Para o especialista, vale a pena trabalhar o fortalecimento da musculatura postural (lombar, todas as porções abdominais e musculatura paravertebral), além do alongamento desses mesmos músculos.